Aparecida em breve terá o Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 4 de março de 2016 –  A diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Cultura de Aparecida de Goiânia, Sandra Regina Martins, que está à frente dos trabalhos da diretoria há um ano, faz um levantamento das atividades da pasta. No balanço ela aponta como pontos positivos a estruturação da diretoria, e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

“Com a assinatura da adesão, a política de promoção da  Igualdade racial,  sai de uma política de governo e se firma cada vez mais como uma política de estado dentro de uma esfera que permitirá  o município  a ter acesso aos  recursos oriundo do governo federal  e assim beneficiar a população ética racial”, explicou a diretora.

Os avanços em  busca por política públicas voltados à população negra do município, são resultados das ações do prefeito Maguito Vilela, que desde sua primeira gestão em 2009 teve a preocupação de implantar a Diretoria de Igualdade Racial, o que proporciona à comunidade negra uma atenção em diversas esferas, dentre elas,cultural, social, saúde, educação.

“O município de  Aparecida de Goiânia  tem  uma população negra com  uma representatividade  bem expressiva, que inclusive 73 famílias remanescentes do quilombolas   receberam  as casas, localizadas na Vila Delfiore no final  de 2015,  e todo município que tiver a unidade Quilombola, Ciganos, Tradicional Terreiro, tem que ter um órgão que trate de etnias”, informou Sandra Regina.

Atualmente a Diretoria de Igualdade Racial, está vinculada à Secretaria de Cultura do município, que tem  como missão no campo político e institucional a formulação e a implementação das políticas de Promoção da Igualdade Racial que tem como  uma das finalidades  a formulação , coordenação e articulação de  diretrizes e políticas para a promoção da igualdade racial e a proteção dos direitos grupos étnicos racias.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)