Aparecida finaliza campanha contra o vírus da Influenza com mais de 94% de cobertura total

Por Polliana Martins

3 de junho de 2019

Por Polliana Martins

3 de junho de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Terminou nesta segunda-feira, 3 de junho, a Campanha de Vacinação Contra o Vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1, em Aparecida de Goiânia. A meta inicial da Secretaria de Saúde (SMS) era de imunizar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, porcentagem que só não foi atingida integralmente entre as crianças e os portadores de doenças crônicas, que tiveram, respectivamente, 88% e 76%. No total, a campanha obteve 94,92% de cobertura vacinal no município.

Desde o início, no último 10 de abril, até o sábado, 1º de junho, data do segundo Dia D da mobilização, foram imunizados os grupos prioritários: gestantes, puérperas e crianças de seis meses até cinco anos de idade, trabalhadores da Saúde, idosos, portadores de doenças crônicas, professores, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, indígenas, bombeiros, policiais civis e militares e membros na ativa das forças armadas. A lista também inclui motoristas de cargas rodoviárias e estagiários da Saúde. Para a população fora desses grupos foram destinadas 8 mil doses que terminaram na manhã de hoje, 3 de junho.

Proteção da comunidade

Ao longo da Campanha, nas 27 salas de vacinas fixas, além das temporárias abertas nos dois “Dias D” e nas equipes itinerantes, “profissionais da SMS trabalharam de maneira planejada para reduzir internações, complicações e mortes nas pessoas com mais riscos de agravamentos da doença e para atualizar a situação vacinal da população. Mais um dever cumprido para proteger a comunidade”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Vacinação para todos

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destaca que o quantitativo de doses da vacina enviado pelo Ministério da Saúde (MS) é baseado na população-alvo da campanha, que são os grupos prioritários definidos segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A coordenadora destaca que, a partir de agora, a rede continua a imunização apenas com as segundas doses necessárias para as crianças que não tinham sido vacinadas nos anos anteriores: “Essas têm que receber a vacina dividida em duas etapas. Depois da primeira, aguardamos 30 dias para fazer a segunda, e essas já estão garantidas.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)