Aparecida firma convênio com Cidadão Participativo Itinerante

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 11 de setembro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) participou nesta quarta-feira (11) do lançamento do programa Cidadão Participativo da Assembleia Legislativa de Goiás. Durante o evento, o prefeito – juntamente com o deputado Helder Valin (PSDB); o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira; e o prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT) – assinou convênio para implantação da versão itinerante do programa no município.

O objetivo é divulgar a ferramenta de participação em bairros, escolas, faculdades e organizações. “É com muita honra que volto a esse poder para assinar um convênio tão importante para a minha cidade. Temos demandas muito grandes em todas as áreas e esse programa vai acompanhar passo e passo a solução de cada um desses problemas apontados pela população”, ressaltou Maguito.

O prefeito ressaltou que Aparecida tem trabalhado incessantemente para elevar a qualidade de vida da população, tanto melhorando os serviços públicos como atraindo novos investimentos privados. O resultado é que a cidade já compõe a lista das  40 grandes cidades brasileiras. “Precisamos sim da experiência e do conhecimento da Assembleia para evoluirmos Aparecida. Ganhamos muito com essa plataforma e nos aproximamos da população com ela”, afirmou.

A classificação, publicada na última segunda-feira (09) no site da Revista Exame, levou em conta a estimativa do IBGE, que pela primeira vez apontou um número de habitantes superior a 500 mil, além de outras características físicas e de desenvolvimento social e econômico.

CIDADÃO PARTICIPATIVO ITINERANTE – Por meio desse convênio, um ônibus caracterizado com as cores do programa, mantido pelo Legislativo Estadual, deve visitar escolas, universidades e entidades. O projeto levará aos estudantes e cidadãos a oportunidade de fazer denúncias, críticas e sugestões por meios de tablets, smartphones e computadores que serão disponibilizados.

Segundo o presidente da Assembleia, Helder Valin, o Cidadão Participativo será um grande instrumento de trabalho para a população. “Todos nós estamos vivenciando o anseio do povo com essas manifestações, existem demandas e os poderes não estão atuando com destreza. Temos agora a oportunidade de adquirir conhecimento e partilhar a informação. Devemos nos organizar para resolver o maior problema das gestões que é o distanciamento com a sociedade”, advertiu.

Os dados coletados pelo Cidadão Participativo serão triados e encaminhados para as comissões temáticas da Assembleia Legislativa e, posteriormente, vão embasar projetos de lei, audiências públicas e poderão ser encaminhados também ao Poder Executivo. O cidadão vai receber um número de protocolo e por meio dele vai poder acompanhar as providências tomadas.

O programa elaborado pela Diretoria de Tecnologia de Informação da Assembleia está disponível no endereço http://al.go.leg.br/cidadaoparticipativo e também por aplicativos no iPhone e Android.