Aparecida ganha loja de artesanato para fomento da economia criativa

Por Rafael Freitas

17 de dezembro de 2021

Por Rafael Freitas

17 de dezembro de 2021


Foto: Fernando Carrilho

Aparecida de Goiânia é uma cidade que valoriza, incentiva e promove o desenvolvimento da economia criativa que, como o próprio nome diz, é união de economia com criatividade, possuindo como matéria-prima o capital intelectual carregado por valores simbólicos e culturais.

O município conta agora com um espaço dedicado a exposição e comercialização de peças artesanais. A Loja Colaborativa do Artesanato de Aparecida de Goiânia, inaugurada na noite desta quinta-feira, 16, fica no Piso 1 do Buriti Shopping, na Vila São Tomaz.

O espaço tem como objetivo fomentar a valorização do artesanato e viabilizar a comercialização de peças produzidas de forma manual. Na loja são encontradas roupas de crochê, quadros, esculturas, bonecas de pano, tapetes em crochê, caminho de mesa, bijuterias, itens para decoração natalina e dezenas de peças personalizadas que possuem contexto histórico e cultural.

Para o secretário executivo de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, que acompanha o trabalho dos artesãos na cidade, a loja é o mais novo espaço para fomentar a economia criativa. “A loja do artesanato de Aparecida nasce com objetivo de expor e fomentar o empreendedorismo, oferecendo ao artesão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos manuais. É uma loja com diversas peças produzidas por artesãos de Aparecida e que expressam talento, conhecimento e liberdade”, afirmou.

Maria de Fátima é artesã e afirmou que o espaço reúne peças produzidas com amor e dedicação. “Além de ser a realização de um sonho para todos nós, a loja representa o sustento das nossas famílias, é uma fonte de renda que está presente em cada peça da nossa loja. Aqui as pessoas vão encontrar um artesanato feito com amor, dedicação e a identidade de cada artesão”, afirmou.

Segundo a artesã, a partir de janeiro de 2022, a Loja Colaborativa do Artesanato de Aparecida vai oferecer oficinas de pintura, bordado, crochê, costura criativa, pintura em madeira, confecção de bijuteria, com objetivo de incentivar a economia criativa e o trabalho manual. A inscrições serão abertas e divulgadas em breve. A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, é parceira no fomento do empreendedorismo cultural.

Fiarte

O empreendedorismo afro das comunidades tradicionais também é incentivado na cidade. A Feira da Igualdade e do Artesanato (FIARTE), inaugurada em 11 de novembro deste ano, é realizada todas as quintas-feiras, a partir das 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados Orlando Alves Carneiro (Céu das Artes), no setor Cidade Vera Cruz.

A feira é um meio de economia criativa onde os visitantes podem conferir e comprar esculturas, telas plásticas, roupas, bijuterias, artesanatos, comidas típicas e diversos produtos artísticos. Ao todo, 60 expositores selecionados mediante identificação étnica e reconhecimento cultural expõem seus produtos que destacam fatores históricos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)