Aparecida ganha nova pista para prova do Detran

Por Rackel Vieira

17 de outubro de 2017

Por Rackel Vieira

17 de outubro de 2017

Foto: Ênio Medeiros

O circuito foi implantado na sede da Associação Aparecidense dos Centros de Formação de Condutores, no Setor Jardim Maria Inês, e integra o Projeto Pista Legal do Detran

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Associação Aparecidense dos Centros de Formação de Condutores (ASACFC), inaugurou na manhã desta terça-feira, 17, a nova pista de prova prática para a Carteira Nacional de habilitação (CNH), categoria A. O circuito foi implantado na sede da Associação, localizado no Setor Jardim Maria Inês e integra o Projeto Pista Legal do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), que surgiu com o objetivo de oferecer maior conforto aos candidatos.

“A Prefeitura vai estar sempre à disposição da classe e apoiando os projetos das autoescolas e do Detran que visam benfeitorias ao atendimento da população. Qualquer que seja a parceria que beneficie os moradores de Aparecida nós estaremos firmando para que a cidade continue desenvolvendo. Parabenizo à classe pelo grande trabalho que têm sido realizado, graças aos formadores de condutores de veículos, Aparecida é considerada referência no estado de Goiás em aprovação. É de grande interesse da Prefeitura que vocês tenham boas condições para auxiliar as pessoas a aprender a conduzir seu veículo, contribuindo para maior tranquilidade e aprovação nas provas”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O gerente de Habilitação do Detran, Rodrigo Rezende, destaca que a remodelagem das pistas de prova busca ainda a melhor avaliação do candidato, com adaptação para oferecer comodidade e conforto para examinadores, instrutores, alunos e familiares.  “As novas pistas contarão com local coberto com assentos para candidatos e acompanhantes (sala de espera), sanitários e melhores condições de avaliação do grau de conhecimento do futuro condutor. Cerca de 16 pistas como essa já foram implementadas no Estado e, em todas, os índices de aprovação aumentaram. Também estamos buscando estabelecer uma nova mentalidade de parceria entre Detran, prefeituras e permissionários, para melhorar o atendimento às necessidades do cidadão”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Associação Aparecidense dos Centros de Formação de Condutores, Idelvar Gomes de Olveira, a construção da nova pista foi resposta ao pedido dos moradores da Vila Mariana, o antigo local das provas, para descentralizar o local. O presidente ressalta que serão construídas também mais duas pistas para realização das provas práticas de direção de moto. “A Associação em parceria com a Prefeitura de Aparecida irá construir mais duas pistas de modelo padrão no Setor Garavelo e Setor Central a fim de descentralizar e estar mais próximos dos moradores. O modelo de pista busca reproduzir, ao máximo, situações em que o condutor encontrará no dia a dia, respeitando os limites imposto pela Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, disse.

Para o instrutor Natanael de Camargos Ferreira, a pista moderna irá facilitar e preparar melhor os alunos para realidade no trânsito. “A probabilidade, do aluno passar na prova prática, aumentou. Mas principalmente, com a pista nova, iremos formar o cidadão para que esteja realmente preparado para o trânsito e para a vida. O circuito de motocicleta, passa a exigir maior habilidade do candidato. Ele terá que fazer trajeto comum, rampa e transitar por uma área de desenvolvimento, que o obrigará a trocar marchas por várias vezes”, explicou o professor.

A aluna da Autoescola Buscar, Lorrayne Silva de Souza Oliveira, também aprovou o novo percurso. “A pista ficou muito bonita e é bem melhor que a outra. Antes, na outra pista, não havia muitas opções para treinar marchas e setas, por ser uma pista menor. Mas a partir de agora, podemos aprender a dirigir por meio uma simulação, da forma que mais se aproxima da realidade no trânsito”, elogiou a candidata.