Aparecida in Concert emociona público com apresentação da Banda Sinfônica

Por Allan David

14 de dezembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Grupo formado por alunos da Escola Municipal de Música tocou nesta segunda, 13, no Parque das Nações, em evento aberto e gratuito para celebrar a chegada do Natal

As múltiplas sensações proporcionadas pela música e o encantamento do clima de Natal emocionaram a plateia que assistiu nesta segunda-feira (13), no Parque das Nações, a apresentação da Banda Sinfônica Municipal de Aparecida, no Aparecida in Concert.

O projeto cultural executado pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Cultura, atraiu moradores de vários bairros para o concerto gratuito realizado na Alameda das Nações. Entre eles, moradores também do Buriti Sereno e do Colonial Sul.

Com 50 integrantes, a Banda Sinfônica surpreendeu o público com um repertório eclético. O grupo tocou de trilhas de filmes clássicos, como O Rei Leão, a canções inconfundíveis como We are the champions, da banda de rock britânica Queen.

“É incrível, uma coisa mágica. Eu acho lindo, ainda mais agora, na época de Natal. É um encanto ver eles tocarem”, disse a empresária Elen Cristine, no setor Colonial Sul.

Apresentação na Alameda das Nações atraiu a presença de famílias inteiras – Foto: Claudivino Antunes

A dona de casa Maria Elma da Silva, do Parque das Nações, também gostou da apresentação. “É bom demais. Eu adoro música. A gente fica em casa só trancado; é muito bom [assistir à apresentação musical].”

Secretário de Cultura de Aparecida, Avelino Marinho explicou que o projeto Aparecida in Concert, que consiste em levar o concerto da Banda Sinfônica a diferentes regiões da cidade, é uma forma de democratizar o acesso da população à cultura.

“A cultura é para todos. Sendo assim, nós precisamos tirar a arte de dentro dos teatros e locais fechados e levar para as ruas, nos quatro cantos da cidade”, declarou Avelino.

Secretário Avelino Marinho: “A cultura tem que estar em toda a cidade” – Foto: Claudivino Antunes

Cristiano Zoi, diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, explicou como surgiu a proposta de realizar o Aparecida in Concert.

“Essa iniciativa veio através dos próprios moradores, que solicitaram eventos natalinos. Com isso, a Escola de Música, através do maestro Francinaldo, estendeu os braços para que o evento acontecesse, assim como está ocorrendo hoje aqui”, esclareceu Cristiano.

Neste mês de dezembro, a Banda Sinfônica Municipal já apresentou o concerto de Natal no Salão Paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Anfiteatro Municipal, em igrejas evangélicas e num condomínio residencial na Região Central de Aparecida.

Em parte dessas apresentações, a banda contou com participação do coral da Escola Municipal de Música. “O público fica empolgado em ver essa diversidade de instrumentos, de timbres e músicas que nós estamos apresentando em cada edição”, finalizou o também maestro Rogério Francisco.

Confira os próximos eventos da programação de Natal:

Cantata de Natal/Coral Escola de Música
Dia 16/12, às 19h
Condomínio Flora Park

Sarau Gospel com Teatro, Música, Dança e Poesia
Dia 16/12, às 19h
Anfiteatro Municipal

Espetáculo O Misterioso Nascimento do Rei
Dia 18/12, às 19h30
Igreja Esperança (com Hope Artes)