Aparecida inaugura nova avenida que corta a cidade de leste a oeste; é nesta quinta, 22

Por Allan David

21 de setembro de 2022

Por Allan David

21 de setembro de 2022

Foto: Divulgação

Eixo Leste-Oeste 01 passa por setores como Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia e possibilita diminuir drasticamente o tempo de deslocamento da GO-040 à Avenida Rio Verde

Aparecida agora tem uma nova rota para quem está na GO-040 e precisa pegar a Avenida Rio Verde ou o contrário. É o Eixo Leste-Oeste 01, cujo trecho entre os setores Goiânia Park Sul, Jardim Buriti Sereno, Bairro Cardoso e Jardim Helvécia será inaugurado nesta quinta-feira (22), às 8h, na nova ponte entre a Rua Guajupiá e a Avenida 1ª Radial, no Jardim Helvécia. Com 8,9 quilômetros de extensão, o novo eixo viário vai encurtar significativamente o tempo de deslocamento na cidade no sentido leste-oeste, melhorando o acesso também ao Fórum Central de Aparecida, na Região do Garavelo.

Através do Eixo Leste-Oeste 01, condutores, ciclistas e pedestres poderão transitar mais rapidamente também entre bairros como Aeroporto Sul e Alto Paraíso, um dos setores mais populosos da cidade.

Com o Eixo Leste-Oeste 01, moradores do Madre Germana e região poderão acessar a Avenida Rio Verde sem passar pela GO-040, evitando o tráfego geralmente intenso da rodovia. No sentido inverso, aparecidenses que trabalham na região da Avenida Rio Verde e moram no Madre Germana e bairros vizinhos poderão chegar em casa mais rápido, aproveitando mais o fim do dia.

Além de melhorar o deslocamento entre essas regiões, a construção do Eixo Leste-Oeste 01 solucionou um problema antigo dos moradores do Jardim Helvécia e do Bairro Cardoso. Uma ponte ampla e completamente nova agora conecta a Avenida 1ª Radial à Avenida Guajupiá, sendo alternativa também para quem está na Avenida Rio Verde e precisa acessar o Anel Viário/BR-060 ou vice-versa.

Ponte nova no Jardim Helvécia agora conecta o setor ao Bairro Cardoso – Foto: Divulgação

“É uma nova era na mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia. Estamos entregando à comunidade uma das principais obras de infraestrutura idealizadas e adiantadas pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha e concluídas agora, na nossa gestão, que faz uma administração, de fato, para o povo aparecidense”, ressalta o prefeito Vilmar Mariano.

Percurso do novo eixo

O trajeto do Eixo Leste-Oeste 01 parte da GO-040, passando pelas Avenidas Major Olegário, Crisólito, Missionários, seguindo pela 4ª Avenida, que corta as Avenidas Nossa Senhora Aparecida e 1ª Avenida, chegando à Avenida 28 de julho. Uma nova pista liga esse ponto à Avenida Presidente Vargas, no Buriti Sereno, passando pela Avenida Atlântica e entrando na Avenida Graça Aranha, que corta a Avenida Brasil, no Buriti Sereno. Por fim, chega à Avenida Nilo Peçanha, passando então pela 1ª Radial em direção à Rua Guajupiá, no Jardim Helvécia, chegando à Rio Verde.

Em todo o percurso que será inaugurado há sinalização de trânsito, e nele foram implantados bueiros para melhorar a escoamento dos córregos. Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, a previsão é que a etapa complementar nos bairros Jardim Maranata, Aeroporto Sul e Alto Paraíso seja inaugurada nos próximos meses.

“Esses próximos meses serão marcados também pela inauguração dos Eixos Leste-Oeste 02, 03 e 05. As obras estão a pleno vapor, aumentando a malha viária do nosso município”, diz Mário Vilela.

O Eixo Leste-Oeste 01 é um dos cinco novos eixos estruturantes que estão sendo construídos em Aparecida com recursos de um empréstimo de R$ 135 milhões aprovado no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Saiba mais:

Eixo Leste-Oeste 04 e asfalto do Retiro do Bosque e Miramar são entregues à população

Aparecida viverá nova era na mobilidade urbana com mais cinco Eixos Leste-Oeste