Aparecida inaugura sede própria de Unidade de Acolhimento Infantil

Por Camila Godoy

23 de abril de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Cidade é a primeira do Centro-Oeste a construir o espaço

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha e o secretário interino de Saúde, Alessandro Magalhães inauguraram na noite desta segunda-feira, 23, a sede própria da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil . O município é o primeiro do Centro-Oeste a construir o espaço que oferece acolhimento transitório a crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e de representantes da população do Residencial Anhembi, bairro onde está localizada a unidade.

Gustavo Mendanha destacou a importância da inclusão em sua gestão. “Essa construção foi sonhada e idealizada há alguns anos para dar oportunidade de atendimento e reinserção às nossas crianças e adolescentes. Contudo, muitos acham que construir é a parte mais difícil, mas nós sabemos que fazer uma unidade como essa funcionar com a qualidade que sempre ofertamos dá muito mais trabalho. Parabéns para as equipes envolvidas”, afirma. O prefeito anunciou ainda que autorizou a compra a de três carros para a Rede de  Saúde Mental de Aparecida.

O secretário Alessandro Magalhães também parabenizou os profissionais da pasta e ressaltou o trabalho por eles desenvolvido, que é referência em todo o Brasil. “São 530m² de área construída, que funcionará 24 horas, com mais de 20 colaboradores comprometidos com a qualidade, acolhendo e abrigando até doze crianças e adolescentes em dificuldade”, afirmou. Representando os vereadores do Município, Isaac Martins (PR) abordou a importância desse aparelho público para o Residencial Anhembi, local com alta incidência de crianças e adolescentes com uso de álcool e outras drogas. “Essas crianças precisam de acolhimento para deixar esse mundo e ter um futuro melhor”.

A juíza da Vara de Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia, Stefane Fiúza, presente na solenidade, manifestou sua alegria com a inauguração da obra. “O que a Prefeitura está fazendo é oportunizar tratamento. Estou muito esperançosa. Trabalhamos em equipe diariamente na cidade e já começamos a ver os resultados. Neste mês, em um município com mais de 500 mil habitantes, tivemos registro de apenas quatro casos de menores envolvidos em infrações. Tudo graças a vocês”, enfatizou.

UAi

Implantada em Aparecida no ano de 2013, a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil funcionava desde então no Setor Agroindustrial, em prédio alugado. A nova sede conta conta com recepção, banheiros adaptados para Portadores de Necessidades Especiais, duas salas de atendimentos, quatro quartos, refeitório e sala de convivência. O espaço fica em um lugar estratégico, próximo a um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III, ainda em fase de construção, e de uma Unidade Básica de Saúde.

A instituição é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento transitório a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de idade com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. O espaço acolhe e oferece cuidados contínuos e de proteção para o público, que pode permanecer no serviço por até seis meis, em caráter voluntário. A UAi deve garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social, oferecendo para as crianças e adolescentes e seus familiares tempo e oportunidade para construir novos projetos de vida.