Aparecida inicia Campanha de Multivacinação e Poliomielite nesta segunda-feira, 8

Por Camila Godoy

7 de agosto de 2022

Por Camila Godoy

7 de agosto de 2022


Foto: Claudivino Antunes

36 postos atuarão na força-tarefa, que é uma oportunidade para atualização do Cartão de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) inicia nesta segunda-feira, 8 de agosto, a Campanha de Multivacinação e Poliomielite. Todos os 36 postos fixos de imunização da cidade vão disponibilizar gratuitamente vacinas contra doenças como paralisia infantil, sarampo, catapora e caxumba. A força-tarefa, que está ocorrendo em todo o país, é uma oportunidade para atualização do Cartão de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha seguirá durante todo o mês.As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas de um responsável maior de idade durante a vacinação ou levarem autorização por escrito. É necessário ainda apresentar documentos pessoais e o cartão de Vacinação, que será avaliado pelos profissionais de saúde para atualização. Todas as crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas contra a Poliomielite, inclusive aquelas que já receberam a proteção. A medida tem o objetivo de conter o retorno da doença.

“Nos últimos anos estamos observando a diminuição na procura pelas vacinas de rotina e com isso muitas doenças que já estavam erradicadas ameaçam retornar ao país. Por isso, essa Campanha é tão importante. É uma oportunidade para os pais e responsáveis se lembrarem do papel da imunização na saúde das crianças e adolescentes. Todas as nossas vacinas são seguras!”, informa Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização da SMS.

Cobertura vacinal

Segundo a coordenadora, em geral, a cobertura vacinal entre os menores de 5 anos de idade precisa dobrar para que a cidade alcance níveis seguros de proteção. “Apenas a Meningo C, Pneumo 10, Rotavírus e Tríplice Viral estão com cobertura acima de 50%. Ainda assim, não alcançaram nem 60% da população nessa faixa etária. Já as taxas de cobertura dos imunizantes BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente e Poliomielite estão ainda mais baixas, entre 40 e 50%, quando o ideal para todas elas é de 95% ou 90%. Situação preocupante! Precisamos do apoio e conscientização da população”, destaca Renata Cordeiro.

Postos de Vacinação

A Campanha de Multivacinação e Poliomielite ocorrerá nos seguintes postos:Central de Imunização;Maternidade Marlene Teixeira;UBS Andrade Reis;UBS Colina Azul;UBS Bairro Cardoso;UBS Delfiore;UBS Alto Paraíso;UBS Bandeirantes;UBS Bairro Ilda;UBS Independência;UBS Buriti Sereno;UBS Campos Elíseos;UBS Cândido de Queiroz;UBS Caraíbas;UBS Chácara São Pedro;UBS Cruzeiro do Sul;UBS Jardim Bela Vista;UBS Jardim Boa Esperança;UBS Jardim dos Buritis;UBS Jardim dos Ipês;UBS Jardim Florença;UBS Jardim Olímpico;UBS Jardim Paraíso;UBS Madre Germana;UBS Papillon Park;UBS Parque Trindade;UBS Pontal Sul II;UBS Residencial Anhambi;UBS Residencial Garavelo Park;UBS Retiro do Bosque;UBS Jardim Riviera;UBS Rosa dos Ventos;UBS Santo André;UBS Santa Luzia;UBS Veiga Jardim e UBS Expansul.

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)