Aparecida inicia Campanha de Vacinação Contra Influenza e Sarampo nesta segunda-feira, 4 de abril

Por Polliana Martins

2 de abril de 2022

Por Polliana Martins

2 de abril de 2022


Foto: Divulgação

Nesta primeira etapa, até 2 de maio, em 38 postos por toda a cidade, serão imunizados idosos acima de 60 anos contra a influenza e trabalhadores da saúde contra o sarampo e a influenza. A mobilização também prevê a realização do Dia D da Campanha no próximo 30 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia, nesta segunda-feira, 4 de abril, em 38 postos fixos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2022. Nesta primeira etapa, realizada até 2 de maio, serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde. A mobilização também prevê a realização do Dia D da Campanha no próximo 30 de abril.

O prefeito Vilmar Mariano informa que “Aparecida segue o calendário nacional e estaremos nessa mobilização de 4 de abril a 3 de junho de 2022 trabalhando para proteger as pessoas contra a influenza e o sarampo reduzindo riscos, internações e até mortes. Ao mesmo tempo, essa campanha também contribui para não haver superlotações nas nossas unidades de Saúde por causa desses dois males. Aparecida é referência não apenas no enfrentamento à covid-19, mas também na proteção contra todas as doenças”.

A coordenadora de imunização Renata Cordeiro destaca que, nesta primeira etapa da Campanha, que vai de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados os idosos acima de 60 anos contra a influenza. Já os profissionais da saúde serão vacinados contra a influenza e o sarampo.

Horários e locais

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacinas, e também na Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) das 8h às 18h. Nos sábados, os serviços se concentram na Central de Imunização das 8h às 13h.

UBS’s participantes:

Andrade Reis;

Colina Azul;

Bairro Cardoso;

Delfiore;

Alto Paraíso;

Bandeirantes;

Bairro Ilda;

Independência;

Buriti Sereno;

Campos Elíseos;

Cândido de Queiroz;

Caraíbas;

Chácara São Pedro;

Cruzeiro do Sul;

Expansul;

Independência Mansões;

Jardim Bela Vista;

Jardim Boa Esperança;

Jardim dos Buritis;

Jardim dos Ipês;

Jardim Florença;

Jardim Olímpico;

Jardim Paraíso;

Jardim Tiradentes;

Madre Germana;

Nova Olinda;

Papillon Park;

Parque Trindade;

Pontal Sul II;

Residencial Anhambi;

Residencial Garavelo Park;

Retiro do Bosque;

Jardim Riviera;

Rosa dos Ventos;

Santa Luzia;

Santo André

e Veiga Jardim.

A Influenza

A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A síndrome gripal que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

O Sarampo

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior, extremamente contagiosa. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)