Aparecida inicia contagem regressiva para o centenário

Por Rodrigo Augusto

1 de fevereiro de 2022

Por Rodrigo Augusto

1 de fevereiro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Eventos serão realizados para lembrar a história e as conquistas da cidade. Monumentos com a marca oficial dos 100 aos serão instalados em diferentes regiões

Aparecida de Goiânia vai comemorar 100 anos de fundação em maio deste ano. O primeiro centenário da cidade será celebrado com programação diversificada. A contagem regressiva até 11 de maio foi iniciada nesta segunda-feira, 31, com objetivo de chamar atenção da população para a data histórica.

Ao longo dos próximos 100 dias, a administração vai intensificar o trabalho em função da programação festiva. Até lá, várias atividades e eventos serão realizados para lembrar a história e as conquistas de Aparecida, que deixou de ser ‘cidade problema’ para ocupar lugar de destaque no cenário local e nacional.

Aparecida se aproxima dos 100 anos com qualidade de vida e desenvolvimento

“Ao longo desses 100 anos, nossa cidade mudou bastante. Passou do período rural para o urbano, experimentando um crescimento desordenado com a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil. Depois, foi preciso trabalhar muito para oferecer melhor qualidade de vida para essa população que não para de crescer. Agora, Aparecida vive uma nova realidade com avanços significativos na infraestrutura, educação, saúde, geração de empregos e outras áreas. Ou seja, nossa cidade caminha para uma nova era”, aponta o prefeito Gustavo Mendanha.

Ainda de acordo com o prefeito, as comemorações em alusão ao centenário expressam o orgulho da população aparecidense. “Há alguns anos as pessoas evitavam dizer que moraram em Aparecida quando viajavam para longe, diziam que moravam em Goiânia. Hoje, o Brasil conhece Aparecida como cidade geradora de empregos, cidade universitária, cidade das oportunidades. Ou seja, deixamos de ser ‘a baixada fluminense de Goiás’ para ocuparmos um lugar de destaque. É isso que nossa população vai comemorar”, destaca Gustavo Mendanha.

Parque da Família, na Avenida Independência, é um dos cartões-postais de Aparecida (Foto: Arquivo/Secom)

As celebrações dos 100 anos de Aparecida são voltadas para toda comunidade. Para isso, vários eventos serão realizados em diferentes regiões da cidade com objetivo de reforçar no aparecidense o sentimento de pertencimento ao processo transformador que a cidade vem experimentando. Além disso, essa programação também vai apontar novos horizontes para a cidade.

“Nossa programação para celebrar o centenário é diversificada. Em breve, vários monumentos com a marca oficial dos 100 anos serão instalados em diferentes pontos do município. Isso desperta a importância da data no morador e em quem visita a cidade. Vamos realizar também eventos culturais, esportivos e religiosos para comemorarmos nosso primeiro centenário”, aponta o secretário de Ação Integrada, Vanilson Bueno.

Às vésperas do centenário, Aparecida quebra paradigmas em 99 anos de história

Ainda de acordo com o secretário responsável pela organização do centenário, as celebrações serão realizadas com protocolos de segurança para evitar a disseminação da Covid-19. “Este é um evento de toda a cidade. Por isso, estamos em constante diálogo com as autoridades sanitárias para monitorarmos a situação da doença em Aparecida. Se, em algum momento for preciso, nós podemos rediscutir o cronograma de comemorações”, alerta Vanilson Bueno.