Aparecida inicia embelezamento da cidade e pede apoio da população contra o vandalismo

Por Klau Bueno

29 de janeiro de 2019

Por Klau Bueno

29 de janeiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Menos de dois dias depois de concluída a primeira revitalização, canteiros estavam totalmente destruídos. Disque denúncia foi criado

Deixar a cidade mais bonita e aconchegante para quem mora em Aparecida ou visita o município é o principal propósito de um projeto da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Com um custo quase zero para o erário, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) está embelezando praças e avenidas de Aparecida usando materiais descartados como pedrisco, toras de madeira e pneus.

O projeto conta com a implantação de caminhos de flores cercado por bolachas de madeira, floreiras feitas com cochos de madeira e caminho para passeio com os pedriscos, além da implantação das lixeiras ecológicas. O projeto teve início na Praça Matriz no Centro do município e está sendo expandido para outros canteiros, rotatórias, avenidas e parques de Aparecida.

Acontece que o trabalho realizado na última sexta-feira, 25, na Avenida Atlântica, no Setor Jardim Tropical, amanheceu todo destruído na manhã desta segunda-feira, 28. As mudas foram arrancadas das floreiras feitas de tronco de árvores extraídas por estarem condenadas, e os caminhos feitos de bolachas de madeira estavam destruídos, já que muitas foram arrancadas.

“O prefeito Gustavo Mendanha nos determinou a criação de um grande projeto de revitalização dos espaços públicos da nossa cidade e desenvolvemos algo muito bonito, planejado e pensado com carinho sem muitos custos para os cofres públicos. Mas, infelizmente, na primeira semana vimos o trabalho ser destruído. Pedimos que os vizinhos desses espaços onde estamos revitalizando nos ajudem e denunciem caso vejam alguém estragando o que foi feito”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano Fábio Passaglia.

A destruição de bens públicos é um dos atos infracionais tipificados como crime contra o patrimônio público e pode sujeitar o infrator a penas como multa ou detenção. Por isso a Prefeitura de Aparecida iniciou uma campanha de conscientização dos moradores e está pedindo ajuda para que os vândalos sejam identificados e punidos. As denúncias podem ser registradas anonimamente pelo telefone 3545-6040.

O projeto de embelezamento de Aparecida, solicitado à SDU pelo prefeito Gustavo Mendanha, também prevê a revitalização de outras praças e canteiros da cidade. Uma das primeiras regiões a receber o toque todo especial é a Avenida Uru e Alameda do Almeida, que começa no Jardim Luz, passa pelo Setor dos Afonsos, chegando à Vila São Tomaz.

Lixeira ecológica

Dentro do projeto de revitalização dos espaços públicos, uma das atrações é a lixeira totalmente ecológica que foi desenvolvida pelo artista plástico Moacir dos Santos Marcelino. O objeto feito de pneus coletados em Aparecida pelas equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde é preparado pelo profissional do departamento de Praças e Jardins da SDU e em seguida encaixado a um cano de PVC cheio de concreto para que não acumule água na parte interna.

A lixeira é exclusiva do município e será instalada em diferentes pontos da cidade. “A sensação de ter desenvolvido essa lixeira exclusivamente para a minha cidade é muito boa. Assim sinto que estamos fazendo bem para o planeta e para a nossa sobrevivência, que é o mais importante”, argumentou o autor da técnica, o funcionário público Moacir.