Aparecida inicia na segunda-feira (26) a vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 60 anos

Por Polliana Martins

24 de abril de 2021

Por Polliana Martins

24 de abril de 2021


Foto: Enio Medeiros

Após a chegada de uma nova remessa de doses de vacinas no final da tarde de ontem, a imunização contra a covid-19 em Aparecida de Goiânia continua hoje, sábado, 24 de abril, até as 17h, sem necessidade de agendamento, para idosos acima de 61 anos nos dois drives-thrus, o da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. Ao mesmo tempo, o drive-thru do Aparecida Shopping também está aberto neste sábado para aplicação da segunda dose até as 17h. Já na próxima segunda-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reduz a faixa etária e inicia a vacinação das pessoas com mais de 60 anos (60+).

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que o município recebeu 6 mil doses de vacinas para a aplicação da 1ª dose e 7.200 para a segunda, e convoca a todos os moradores de Aparecida que tenham acima de 61 anos que procurem um dos locais de vacinação para receber o imunizante. “Hoje o atendimento está tranquilo nos drives da 1ª dose, praticamente sem filas de espera, e ainda temos capacidade para aplicarmos 3 mil doses até as 17h. Nossa expectativa é a de finalizarmos a vacinação para a faixa etária 61+ ainda hoje e na segunda-feira vamos ampliar a imunização para o grupo dos 60+”, avisa a gestora.

Equipes ágeis e treinadas

No drive da Cidade Administrativa, o funcionário público federal Martinez Pires, 61 anos, morador do Setor dos Afonsos, estava surpreso por não ter que aguardar na fila, já que o movimento foi tranquilo. Ele também elogiou a estratégia de vacinação no formato no qual a pessoa não precisa sair do veículo e o atendimento dos profissionais: “É seguro, descomplicado e os trabalhadores estão ágeis e gentis. Gostei do jeito que a vacinadora me atendeu, explicando como seria tudo e mostrando o passo-a-passo até da preparação da dose e perguntando depois se eu estava seguro e se conferi a aplicação”.

Já a vendedora Juliana Lima Soares, de 40 anos, levou a mãe dela, Alcione, 61 anos, para receber a 1ª dose e estava esfuziante e brincando com os vacinadores. “A mamãe trabalhou a vida inteira e cuidou de muita gente, é o centro da nossa família e uma pessoa muito amorosa e cheia de vida. Mandarei o vídeo da vacinação dela pra umas 50 pessoas, todos estão esperando por esse momento. Já ela mesma estava super tranquila, eu é que não durmo bem há dias pensando nisso, parecia que a imunizada seria eu”, confessou.

Trabalho que salva vidas

Além da emoção de quem recebe a vacina, há também a sensação de poder contribuir para salvar vidas e reduzir sofrimentos que sentem os profissionais envolvidos na imunização. Num dos pontos de vacinação no drive da Cidade Administrativa estão duas irmãs em ação: as técnicas de enfermagem Karolyne e Kamila Celuta. As duas trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade há mais de 6 anos e estão cursando a faculdade de enfermagem. Apaixonadas por Saúde Pública, elas destacam a imensa responsabilidade de imunizar pessoas durante uma pandemia e a emoção por poder ajudar na mobilização contra o novo coronavírus. “Quando paro para pensar que a cada pessoa que vacinamos podemos estar salvando aquela vida, dá ate vontade de chorar. É muito intenso, é uma honra poder participar e jamais esqueceremos isso”, frisa Karolyne.

Segunda dose: ritmo acelerado

Quanto à segunda dose, aplicada neste sábado apenas no drive do Aparecida Shopping, o movimento é maior desde às 8h da manhã. Lá, a fila de espera tinha dezenas de carros até o meio-dia, mas a imunização já transcorria de maneira organizada e em ritmo acelerado. O casal de aposentados Cláudio e Antônia Silva, ambos com 63 anos e moradores do Residencial Brasicon, aguardavam na fila há cerca de uma hora tomando água de coco e ouvindo música: “Estamos ouvindo um forrózinho para o tempo passar mais rápido. O dia está quente, o sol muito forte, mas o que mais nos incomoda agora é a ansiedade. Estamos até emocionados, vamos esperar passar o tempo da imunidade completa depois da vacina para conhecermos nosso netinho recém-nascido. Estaremos de máscara, cuidadosos, mas muito mais tranquilos”, diz Cláudio.

Como receber a vacina

Para receber a primeira dose, além dos dois drives que não precisam de agendamento e funcionam das 8h às 18h, a SMS disponibiliza agendamento para as UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim pelo aplicativo “Saúde Aparecida” com horários das 8h às 17h. O link para acesso à ferramenta também está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). No dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação. As vagas para aplicação das doses 60+ serão disponibilizadas até na próxima segunda-feira, 26. Com a chegada de novas remessas de vacinas, a SMS ampliará a faixa etária para imunização.

A retomada da aplicação da primeira dose, suspensa na última terça-feira, 20, foi possível com a chegada de 6 mil doses de vacinas Astrazeneca-Fiocruz, enviadas pelo Ministério da Saúde, que chegaram na cidade na tarde desta sexta, 23. A SMS recebeu ainda 7,2 mil doses de Coronavac-Butantan para aplicação do reforço do imunizante. Do total de doses recebidas para primeira aplicação, 30% serão destinadas para os profissionais de saúde e 5% para imunização das forças de segurança. Nesses casos, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais e não nos postos de vacinação fixos.

Balanço atual

Durante esses três meses de vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, de 20 de janeiro a 23 de abril, a SMS imunizou 73.147 pessoas. Dessas, 51.262 são primeira dose e 21.885 segunda dose. Ao todo, desde o início da campanha, Aparecida recebeu 66.700 doses para primeira aplicação e 42.600 para segunda aplicação, totalizando 109.300 doses de vacinas.

Aparecida recebeu ainda 7.200 doses para a segunda aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)