Aparecida inicia vacinação contra a Influenza para toda a população

Por Daniela Ribeiro e Camila Godoy

5 de julho de 2021

Por Daniela Ribeiro e Camila Godoy

5 de julho de 2021


Foto: Enio Medeiros

Imunização está disponível em 24 postos. Intervalo mínimo entre vacinação contra a covid e contra a gripe é de 14 dias

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia abriu, a partir desta segunda-feira, 05 de julho, a vacinação contra a gripe para toda a população interessada, independente de pertencer aos grupos prioritários. De acordo com a SMS podem vacinar crianças a partir de 6 meses de idade. Assim, os aparecidenses interessados na imunização devem procurar qualquer um dos 24 postos estruturados pela Prefeitura. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, enquanto durar o estoque que é de 34 mil doses.

Para receber a vacina contra a gripo o morador deve apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. “Vale ressaltar que o intervalo mínimo entre a imunização contra a covid e contra a Influenza é de 14 dias. Então se você mora em Aparecida e não tomou ainda a vacina contra a covid-19 ou já passou de 14 dias, procure uma unidade de saúde e se imunize também contra a gripe, pois os sintomas são os mesmos e também há riscos de agravamento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

A ampliação para toda a população ocorre devido ao município já ter alcançado as metas previstas para os grupos prioritários da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), como idosos, profissionais de saúde e professores, por exemplo. Eles estavam sendo imunizados desde o dia 12 de abril. Segundo a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade: “O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença”.

Balanço

Segundo dados da SMS até o momento foram aplicadas 109.808 doses da vacina contra a Influenza em Aparecida do total de 144.200 doses recebidas do Ministério da Saúde. O estoque atual é de 34.392 doses disponíveis. Seguindo o Plano Nacional de Imunização contra a Influenza, a cidade aplicou 29.015 doses em crianças 06 meses a 5 anos; 5.484 doses em gestantes; 1.230 puérperas receberam a dose da vacina; 14.602 doses foram aplicadas em trabalhadores da Saúde; 34.658 doses em idosos; pessoas com Comorbidades foram 14.664 vacinados; 25 receberam a dose contra a gripe; 144 doses aplicadas em Deficientes permanentes; 68 doses aplicadas em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Também foram vacinados 595 Funcionários do Sistema Prisional; 4.593 Professores; 2.921 agentes das Forças de Segurança e Salvamento; 451 trabalhadores do Transporte Coletivo; 1.353 Caminhoneiros; e 5 Trabalhadores Portuários.

Márcia Neves de Oliveira, moradora do Jardim Bonanza, aproveitou a abertura da vacinação contra a Influenza para população em geral e foi com o filho se vacinar. “Eu vi na Tv que estavam vacinando fora do grupo prioritário, então não perdi tempo e vim com meu filho de 11 anos para me vacinar. A prevenção é sempre o melhor remédio e mesmo sendo menos letal que o Coronavírus, o vírus da gripe também se agrava e por isso é bom tomar a vacina”, comentou ela. “Uma picadinha que ajuda a gente a não ficar doente”, disse o adolescente Arthur Neves de Oliveira.

Influenza

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.

Onde se vacinar

A vacinação contra a gripe ocorre nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas: UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André.

Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)