Aparecida inicia vacinação contra covid-19 para crianças com mais de 5 anos

Por Polliana Martins

24 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins

24 de janeiro de 2022


Foto: Caudivino Antunes

Público com mais de 5 anos é imunizado em sete postos fixos, independentemente de ter comorbidades ou deficiência. Vacinação escolar também continua.

Para aumentar a cobertura vacinal das crianças, na manhã desta segunda-feira, 24 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou a vacinação contra a covid-19 para todos os pequeninos na faixa etária de 5 a 11 anos em sete postos fixos. Até o último sábado, apenas crianças dessas idades que pertencessem a algum grupo prioritário eram vacinadas nesses locais.

A partir de hoje, todas as crianças com mais de 5 anos podem receber o imunizante pediátrico na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhaes informa que “já recebemos 7.800 doses pediátricas da Pfizer divididas em duas remessas, então temos imunizantes em boa quantidade e convocamos todos os pais e responsáveis para trazer as crianças o quanto antes, é uma questão de responsabilidade familiar e também social, ampliamos a faixa etária justamente para aumentar a proteção infantil no município, essa sempre foi a nossa meta essencial”.

Vacinas salvam vidas

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, enfatiza que a vacinação em massa tem mais resultados positivos para a população “porque com ela conseguimos bloquear o vírus de melhor forma. É vital que todos saibam disso e que os responsáveis procurem informações e dados estatísticos que estão aí comprovando que a vacinação de fato funciona. E que não acreditem em notícias falsas e nos grupos anti-vacinas. Não privem as crianças dessa proteção que os adultos já tiveram e que tem salvado vidas mundo afora”.

Famílias conscientes, filhos protegidos

Nas primeiras horas da vacinação, infantil, hoje, na Central de Imunização, a pequena Livia, de 10 anos, recebeu a vacina com calma e sob o olhar atento e protetor da mãe dela, Lígia Vicente, moradora do Jardim Ipiranga. Consciente, Lígia disse que estava “sonhando com essa vacina pediátrica e quis chegar cedo pra ela tomar logo a primeira dose”.

A mãe ainda afirmou que se revolta com as notícias falsas que “já tiraram vidas. As crianças também carregam o vírus. Eu tenho saúde frágil e corro muito risco, já vacinei meu filho de 12 anos e só faltava ela. Peço aos pais que levem seus filhos pra vacinar, os meus sempre tomaram vacinas e nunca tiveram nenhum problema com isso.”

Camila de Paula também chegou cedo na Central com sua filha Sara, 6 anos, e contou que aguardava ansiosa pela vacinação pediátrica: “O Brasil tem tradição em vacinas e nossas crianças já são imunizadas desde bebês. A vacina da covid não é diferente, é uma proteção a mais e se faz ainda mais necessária com a volta das aulas presenciais”.

Ela também mandou um recado para os pais e responsáveis: “Antes de espalhar notícias falsas, procurem informação confiável, a vacinação é segura, a Europa e a América do Norte estão vacinando, assim como outros lugares, é algo seguro e todos que podem devem ser vacinados”. A pequena Sara também opinou: “Não doeu, não saiu sangue e não tive medo. Gostei”.

As duas meninas foram imunizadas pela vacinadora Rafaela Ferreira Martins, técnica de enfermagem da equipe da Central de Imunização da SMS. Elogiada por uma mãe e um pai gratos pela proteção aos filhos e pela qualidade técnica e gentileza, ela respondeu: “Eu que agradeço por essa oportunidade histórica. Estou aqui cumprindo o meu dever com muita satisfação e orgulho”.

Vacinação com a Coronavac

Renata Cordeiro destaca que, além das 7.800 doses disponíveis da Pfizer pediátrica, a SMS também aguarda diretrizes estaduais para iniciar a vacinação, ainda hoje, com a vacina Coronavac no público de 6 a 17 anos. Nesse caso, os imunizantes são destinados a crianças que não tenham nenhuma comorbidade ou imunosupressão.

A medida obedece orientações do Ministério da Saúde (MS) e a aplicação ocorrerá nos mesmos postos em que a Pfizer pediátrica é oferecida ao público infantil. Segundo o último boletim da SMS, até no último dia 29 a cidade contava com 1.401 doses da Coronavac.

Características do público infantil

A coordenadora ressalta que o público infantil deve ser protegido o quanto antes também por causa das características dessa faixa etária: “as crianças têm maior dificuldade para manter o distanciamento social e outras medidas preventivas porque brincam juntas, se tocam, então precisam ser vacinadas porque essa é a forma mais eficaz de proteção contra a covid-19”.

Ampla vacinação infantil

Alem da vacinação nos 7 postos fixos, a SMS está realizando uma maratona de visitas em mais de 50 escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos matriculadas nessas instituições e também residentes nas imediações dos colégios.

Em todos os locais, unidades de Saúde ou escolas, as vacinas pediátricas são aplicadas mediante a apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. As crianças também precisam estar acompanhadas de um responsável legal ou apresentar termo de autorização do responsável.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)