Aparecida inicia vacinação infantil contra a covid-19 em escolas nesta quinta, 20

Por Camila Godoy

19 de janeiro de 2022

Por Camila Godoy

19 de janeiro de 2022


Foto: Ênio Medeiros

Primeira instituição visitada pelas equipes de Imunização será o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola na cidade. A vacinação ocorrerá a partir das 8h30

Amanhã, 20 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia uma maratona de visitas em escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Segundo previsão da pasta, mais de 50 instituições escolares da cidade, entre públicas e privadas, receberão as equipes de Imunização. O primeiro ciclo de visitas vai até o dia 28 de fevereiro, contudo, novas escolas devem ser contempladas até o final da Campanha.

A primeira instituição a ser visitada pela SMS é o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola da cidade. No local, a vacinação ocorrerá em dois dias, na quinta e na sexta-feira, 21, nos dois turnos: das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

O que levar

Para receber a vacina contra a covid-19, as crianças precisam estar acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa comparecer no Colégio nos dias e horários estipulados para a imunização, é necessário assinar termo de autorização. Nesses casos, a criança será vacinada, estando acompanhada de um representante da escola. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF.

Vacina mais perto

A vacinação escolar é a principal estratégia da Secretaria de Saúde de Aparecida para imunizar o público infantil da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de 58.545 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos.

“Levar a vacina para o ambiente escolar facilita o acesso à imunização. Além disso, em tempos de surtos de gripe, como o que estamos vivendo atualmente, a estratégia evita a circulação de crianças saudáveis pelas unidades de saúde. São facilidades pensadas no incentivo à proteção vacinal dos pequenos”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação nas unidades de saúde

Além da vacinação nas escolas, a Secretaria de Saúde tem sete postos fixos para a imunização infantil contra a contra a covid-19. O serviço ocorre em salas exclusivas para o público, na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Veiga e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Os outros postos funcionam de segunda à sexta, das 8 às 16 horas.

Crianças de 11 anos e crianças a partir de 5 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas podem ser imunizadas nessas unidades de saúde.

Especificidades da vacina pediátrica

A SMS lembra que a vacina contra a covid-19 não é administrada junto com outras do calendário infantil. Para as crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina é de 15 dias. “Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas, mas a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, reforça Renata Cordeiro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)