Aparecida intensifica testagem em massa para covid-19 neste fim de semana

Por Polliana Martins

13 de janeiro de 2022

Por Polliana Martins

13 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

As sete UBS’s que já ofertam o exame RT-PCR de segunda a sexta vão funcionar neste sábado, 15. Serão 1.750 vagas disponíveis para agendamento neste fim de semana. Além disso, nesta sexta, 14, e sábado, 15, a Prefeitura realizará testagens e vacinação na Escola Ari Caetano

Desde abril de 2020, Aparecida adotou a testagem em massa para detecção da covid-19 com o RT-PCR, teste considerado internacionalmente como o padrão ouro para esse diagnóstico. A estratégia é um dos pilares do enfrentamento à pandemia no município e segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de “testar, monitorar e cuidar”. Agora, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) amplia a testagem neste fim de semana para suprir a demanda crescente devido à recente explosão de casos suspeitos de covid-19 no País e no mundo.

Todas as sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que já oferecem a testagem de segunda à sexta-feira, mediante agendamento, vão ofertar o exame neste sábado, 15, das 8h às 16h. Serão 1.750 vagas a mais disponibilizadas no aplicativo Saúde Aparecida nesta semana à população com sintomas da covid-19 ou que teve contato com caso confirmado. Além disso, o posto do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, voltou a funcionar no formato drive-thru, propiciando mais conforto e segurança aos moradores.

“Aparecida é campeã de testagem no Estado com RT-PCT para diagnóstico da covid-19. Nossa média semanal de exames é superior a 7 mil, número atingido em outras épocas e que agora voltou com o crescimento da demanda desde o fim de dezembro. Por isso, ampliamos ainda mais a capacidade de testagem retomando nesta quarta-feira, 12 de janeiro, o drive do Centro de Especialidades, porque a testagem lá estava sendo feita em uma sala da unidade. Também vamos abrir as 7 UBS’s que já fazem a testagem durante a semana para realizá-la também neste sábado. Dependendo do cenário na próxima semana, poderemos repetir a iniciativa”, informa o prefeito Gustavo Mendanha.

Como testar em Aparecida

Ao todo, o município tem nove postos de testagem instalados em sete UBS’s e nos drives do Centro de Especialidades e do Hospital Garavelo. Todos funcionam de segunda à sexta-feira. As Unidades Básicas que realizam testagem são: Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro.

O teste é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida e 0800-646-15-90 ou encaminhamento médico. Neste último caso, o paciente precisa passar antes por uma consulta em qualquer unidade da rede, seja da Atenção Primária ou da Urgência, e ser avaliado pelo médico. Nos drives, bem como nas sete UBS’s, a testagem é feita das 8h às 16h. Nas UPA’s 24h e hospitais, o teste é feito em pacientes internados.

Prefeitura de Aparecida já realizou mais de 423 mil exames do tipo RT-PCR – Foto: Enio Medeiros

Demanda crescente com maior positividade

Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, em dezembro de 2021 foram realizados 10.847 testes na cidade com 828 positivos para a infecção, o que corresponde a 7,63% de positividade: “Naquele mês, a média diária de testes era de 400, mas a partir do dia 27 houve um aumento expressivo da demanda com mais de 800 testagens diárias. O pico foi atingido no dia 30, com 1.359 RT-PCR’s realizados em 24h. Agora, em janeiro de 2022, a média desses testes está em mais de mil por dia, tendo atingido o pico com 1.518 no dia 5. Até o último 6 de janeiro, a Secretaria contabilizou 4.154 RT-PCR’s feitos no mês com 915 positivos para a covid-19, indicando 22,03% de positividade”.

Ciência a serviço da vida

“A testagem em massa é como um Raio X da pandemia, especialmente agora com a alta transmissibilidade da variante ômicron. Com os testes, obtemos dados valiosos sobre os casos positivos e dessa forma a equipe de Telemedicina monitora e acompanha quem está infectado com exames laboratoriais a cada 48h, tomografia computadorizada e oxímetros que são emprestados para os pacientes levarem para casa. Quem precisar, deve se testar o quanto antes”, afirma Alessandro.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acentua que a testagem em massa é importante para monitorar o avanço da doença na cidade e, principalmente, isolar e tratar os pacientes contaminados: “Aparecida sempre fez a testagem ampla, iniciativa fundamental para identificar infectados, evitar agravamento de casos e conter a circulação viral. Já fizemos, até esta terça-feira, 11 de janeiro, 423.080 testes numa cidade que tem 601 mil habitantes (IBGE) e continuaremos ampliando isso até quando pudermos para continuar diagnosticando, isolando, rastreando, sequenciando genomicamente as amostras positivas e monitorando as pessoas para proteger a população”.

Testagem e vacinação na Cidade Vera Cruz

Além dos locais de rotina, nesta sexta-feira, 14, das 8h às 17h, e no sábado, 15, das 08h às 12h, haverá testagem e vacinação na Escola Municipal Ari Caetano, no bairro Cidade Vera Cruz, bem como testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Lá seriam realizados os atendimentos da 26ª edição do mutirão Prefeitura em Ação, que estão temporariamente suspensos para evitar aglomerações devido ao aumento dos casos de Covid-19 e síndromes gripais em todo o País.

Testagem para Covid nos drive-thrus é feita das 8h às 16h – Foto: Enio Medeiros

Proteção com vacinas, cuidados e testagem

Gustavo Assunção ressalta que “o alerta continua, as pessoas devem completar seus esquemas vacinais, evitar aglomerações, usar as máscaras corretamente tapando o nariz e a boca, higienizar as mãos, ventilar os ambientes e buscar a testagem em caso de sintomas ou se tiver tido contato alguém diagnosticado com a covid-19. Neste caso, deve-se fazer o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590. “Se você está há mais de 3 dias com sintomas gripais leves que se pareçam com os de covid-19, procure realizar a testagem. Mas, se estiver com sintomas mais graves, como febre alta e falta de ar, vá até uma unidade de saúde”, enfatiza o superintendente.

Resultados em até 48 horas

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, informa que os resultados ficam prontos em até 48 horas e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Além disso, quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, acrescenta ela.

Análise de excelência

Aparecida realiza as testagens com o exame tipo RT-PCR, considerado pelos especialistas como “padrão ouro e de referência” para esse tipo de diagnóstico no mercado atual e que detecta o RNA do novo coronavírus com técnicas de biologia molecular. No teste são coletadas amostras através de swabs (cotonetes longos) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Confira os endereços de todos os postos de testagem

Drive do Centro de Especialidades Municipal
Avenida Central, s/nº, Jardim Boa Esperança

Drive do Hospital Garavelo
Rua 8-E, 264, Setor Garavelo Residencial Park

UBS Garavelo Park
Rua 36-E, Setor Garavelo

UBS Independência Mansões
Rua 56, 352-488, Bairro Independência Mansões

UBS Expansul
Avenida Coronel Augusto de Bastos, Setor Expansul

UBS Tiradentes
Rua 10, 319-379, Jardim Tiradentes

UBS Buriti Sereno
Rua Paulo Setúbal, 482, Jardim Buriti Sereno

UBS Pontal Sul
Avenida Anchieta com Rua Hematita, Q. 6B, L-02, Setor Pontal Sul

UBS Chácara São Pedro
Condomínio São Pedro

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)