Aparecida lança Campanha Dezembro Vermelho de conscientização e prevenção contra a AIDS

Por Polliana Martins

30 de novembro de 2021

Por Polliana Martins

30 de novembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

A mobilização tem foco na prevenção contra o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis e se estende pelo mês de dezembro em todas as unidades da Secretaria de Saúde com ações educativas, ampliação das testagens e capacitações para os profissionais

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) inicia amanhã, quarta-feira, às 8h, no Centro de Especialidades, a Campanha Dezembro Vermelho de conscientização e prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com testagem da população. O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que a mobilização tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às informações e tratamentos disponíveis, além de enfatizar a importância da prevenção, assistência e proteção, bem como promover os Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS desconstruindo preconceitos.

A mobilização é conduzida pelo Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Coordenação de Vigilância em Saúde e vai capacitar os profissionais que atuam na assistência sobre a importância da realização do teste rápido, tratamento e acompanhamento adequado para os casos diagnosticados como HIV/AIDS; Intensificar as ações educativas e de testagem para diagnóstico do HIV/AIDS na população geral, gestantes e parcerias sexuais; Orientar as pessoas sobre a prevenção; Capacitar o pessoal da SMS sobre o fluxo de atendimento e o estímulo à adesão dos pacientes ao tratamento, bem como orientar as pessoas quanto à importância do uso do preservativo e da busca pelo diagnóstico precoce para a redução de novas infecções e mortes.

Testagem rápida para todos

A chefe do Programa, Daniele Prates, ressalta que em Aparecida foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) um total de 2.376 casos de HIV/AIDS até o momento. Somente em 2020 foram notificados 244 casos e 275 casos HIV/AIDS em 2021. “Uma estratégia de fundamental importância para a ampliação do acesso e diagnóstico precoce é a realização de testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C. O teste rápido se caracteriza pela execução, leitura e interpretação dos resultados feitos em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, destaca Daniele.

Ela acrescenta que em Aparecida são ofertados pelo SUS os Testes Rápidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para toda a população: “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes. No caso de gestantes, o teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto. Isso tem contribuído enormemente para a ampliação do diagnóstico no pré-natal e a consequente prevenção da transmissão vertical do HIV”.

Conscientização que salva vidas

A responsável técnica do Centro de Especialidades da SMS, Roberta Mayara, lembra que “a atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais, no momento adequado e oportuno, interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas. É fundamental orientá-las sobre a prevenção da transmissão e de novas infecções, assim como sobre os sinais e sintomas, a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde e a importância de evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada”.

Campanha abrangente

Assim, ao longo do mês de dezembro serão realizadas atividades e mobilizações como palestras, atividades educativas, ampliação da testagem rápida para IST, além do evento de abertura oficial da Campanha nesta quarta, 1º de dezembro. Confira algumas das principais atividades da programação:

• Distribuição para as UBS’s, Centros de Saúde, Serviço de Assistência Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAi), CAIS’s e UPA’s da cidade de materiais educativos para divulgar a realização de Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além de ampliar o acesso às informações específicas;
  • Realização da “II Capacitação sobre HIV/AIDS – Prevenção Combinada, ONLINE”, através do aplicativo Zoom Cloud Meetings, no dia 02 de dezembro de 2021 das 9h às 11h para enfermeiros, médicos, farmacêuticos, agentes comunitário de Saúde e gestores. Todos os profissionais deverão realizar sua inscrição através de um link que ainda será divulgado. A emissão de certificados será realizada através da solicitação no ato da inscrição;
  • Intensificação das testagens para Sífilis, HIV e Hepatites B e C nas UBS’s, UPA’s e CAIS’s através da oferta dos testes a todos os pacientes de acordo com as possibilidades de cada unidade de Saúde;
  • Intensificação das testagens para Sífilis, HIV, Hepatites B e C no Complexo Prisional;
  • Ação com o CTA Itinerante com testagens para Sífilis, HIV e Hepatites B e C no Prefeitura em Ação na Escola Municipal Jardim Olímpico II (3 e 4 de dezembro) no período diurno;
  • Continuação das testagens em clínicas de recuperação do município durante todo o mês de dezembro.