Aparecida lança intensivo de roçagem no Jardim Helvécia

Por Thiago Oliveira

14 de janeiro de 2023

Foto: Jhonney Macena

SDU atua com força total para roçar todos os cantos da cidade. 11 tratores e uma patrola são destinados para a limpeza

A Prefeitura de Aparecida continua avançando na frente de roçagem do município. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), a cidade trabalha para manter o mato baixo em todos os bairros. Neste sábado, 14, as equipes de roçagem estavam no Jardim Helvécia, intensificando os trabalhos de limpeza.

O objetivo das equipes é manter o mato baixo principalmente neste período chuvoso, época em que o mato cresce mais rápido. A ação de roçagem é feita nas áreas públicas e privadas do município, com a cobrança pelo serviço sendo dobrada no ITU.

Durante a semana os tratores são separados para atender vários bairros ao mesmo tempo. Já neste intensivo que deve acontecer todos os sábados, são destinados 11 tratores para atender a mesma região garantindo assim maior agilidade no trabalho.

Para o Prefeito Vilmar Mariano essa é uma das mais importantes ações da SDU no cuidado com a cidade. “A roçagem, além de deixar Aparecida mais bonita, concede à população maior segurança e aumenta a visibilidade no trânsito, principalmente nos cruzamentos”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, destaca que essa força-tarefa dá prosseguimento aos trabalhos feitos durante a semana. “Nós decidimos junto ao prefeito Vilmar Mariano fazer esta frente de serviços todos os sábados, estendendo o horário dos tratores até as 18h para atenuar a roçagem da cidade”, afirma.

Além da roçagem, as equipes da SDU foram encarregadas de retirar o entulho das áreas baldias. O lixo descartado de forma irregular pode estragar os tratores na hora da poda e atrai insetos que prejudicam a população local. Esse lixo também ajuda na proliferação do mosquito da dengue, principalmente neste período chuvoso.

O morador do Jardim Helvécia, Jonas da Silva Cardoso, aponta que o trabalho de roçagem ajuda a dar maior segurança à população. “Tem noite que a gente chega mais tarde e fica com medo do que pode sair do mato. Com a poda a gente tem maior visibilidade e se sente mais seguro”, comenta.

No lançamento do intensivo de roçagem deste sábado, o secretário de Regulação Urbana do município, Júlio Mendes, destacou que nas áreas cercadas é de responsabilidade do proprietário. “Fiz o compromisso com o secretário Araújo para designar uma equipe de fiscalização para notificar os proprietários a fazer a limpeza das áreas fechadas por cerca ou muro”, destacou.

Segundo ele, caso o dono do imóvel não cumpra as determinações da notificação no prazo estabelecido pelos fiscais, é aplicada uma multa à propriedade. Vale ressaltar que mesmo com a multa, os proprietários precisam arcar com a limpeza do local.

A frente segue pelo Jardim Helvécia e região neste sábado e no próximo, se necessário. Após a finalização dos trabalhos, as equipes da SDU determinam novos bairros que serão atendidos.