Aparecida lança intensivo de roçagem no Jardim Helvécia

Por Thiago Oliveira

14 de janeiro de 2023

Por Thiago Oliveira

14 de janeiro de 2023


Foto: Jhonney Macena

SDU atua com força total para roçar todos os cantos da cidade. 11 tratores e uma patrola são destinados para a limpeza

A Prefeitura de Aparecida continua avançando na frente de roçagem do município. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), a cidade trabalha para manter o mato baixo em todos os bairros. Neste sábado, 14, as equipes de roçagem estavam no Jardim Helvécia, intensificando os trabalhos de limpeza.

O objetivo das equipes é manter o mato baixo principalmente neste período chuvoso, época em que o mato cresce mais rápido. A ação de roçagem é feita nas áreas públicas e privadas do município, com a cobrança pelo serviço sendo dobrada no ITU.

Durante a semana os tratores são separados para atender vários bairros ao mesmo tempo. Já neste intensivo que deve acontecer todos os sábados, são destinados 11 tratores para atender a mesma região garantindo assim maior agilidade no trabalho.

Para o Prefeito Vilmar Mariano essa é uma das mais importantes ações da SDU no cuidado com a cidade. “A roçagem, além de deixar Aparecida mais bonita, concede à população maior segurança e aumenta a visibilidade no trânsito, principalmente nos cruzamentos”, concluiu.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, destaca que essa força-tarefa dá prosseguimento aos trabalhos feitos durante a semana. “Nós decidimos junto ao prefeito Vilmar Mariano fazer esta frente de serviços todos os sábados, estendendo o horário dos tratores até as 18h para atenuar a roçagem da cidade”, afirma.

Além da roçagem, as equipes da SDU foram encarregadas de retirar o entulho das áreas baldias. O lixo descartado de forma irregular pode estragar os tratores na hora da poda e atrai insetos que prejudicam a população local. Esse lixo também ajuda na proliferação do mosquito da dengue, principalmente neste período chuvoso.

O morador do Jardim Helvécia, Jonas da Silva Cardoso, aponta que o trabalho de roçagem ajuda a dar maior segurança à população. “Tem noite que a gente chega mais tarde e fica com medo do que pode sair do mato. Com a poda a gente tem maior visibilidade e se sente mais seguro”, comenta.

No lançamento do intensivo de roçagem deste sábado, o secretário de Regulação Urbana do município, Júlio Mendes, destacou que nas áreas cercadas é de responsabilidade do proprietário. “Fiz o compromisso com o secretário Araújo para designar uma equipe de fiscalização para notificar os proprietários a fazer a limpeza das áreas fechadas por cerca ou muro”, destacou.

Segundo ele, caso o dono do imóvel não cumpra as determinações da notificação no prazo estabelecido pelos fiscais, é aplicada uma multa à propriedade. Vale ressaltar que mesmo com a multa, os proprietários precisam arcar com a limpeza do local.

A frente segue pelo Jardim Helvécia e região neste sábado e no próximo, se necessário. Após a finalização dos trabalhos, as equipes da SDU determinam novos bairros que serão atendidos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)