Aparecida mobiliza 43 unidades de Saúde para o Dia Nacional do Teste do Pezinho

Por Frederico Noleto

5 de junho de 2019

Por Frederico Noleto

5 de junho de 2019


Foto: Arquivo

O Teste do Pezinho é tão importante que ganhou um dia só para ele na agenda nacional de saúde pública. Por isso, na próxima quinta-feira, dia 06 de junho, leve seu bebê de até 29 dias para realizar o famoso exame de triagem neonatal sanguínea, considerado como um dos mais importantes do mundo devido à capacidade de diagnosticar precocemente o risco de desenvolvimento de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas em recém nascidos. Em Aparecida de Goiânia, o exame é oferecido gratuitamente, de forma simples, rápida e eficiente. Basta levar documento de identificação do bebê e do responsável. O atendimento acontecerá das 8 às 17 horas e não é necessário pedido médico.

Os papais e mamães devem procurar qualquer uma das 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também os Cais Nova Era e Colina Azul, o Centro de Saúde Papillon Park ou o Centro Ambulatorial de Atendimento. O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que o ideal é que exame seja realizado entre o 2º e 5º dia de vida, tempo necessário para que a criança já tenha amamentado. “O teste consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. O resultado fica disponível em até 30 dias. Os pacientes que apresentam qualquer alteração são encaminhados para a Apae, onde recebem acompanhamento multiprofissional” – pontua.

Segundo o secretário, justamente por reconhecer precocemente o risco de doenças, o teste permite a realização de intervenção médica com a urgência necessária. “O exame é fundamental para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento neuropsicomotor de diversas crianças. Vale lembrar que muitas vezes o bebê não apresenta sintomas perceptíveis” – ressalta. Dentre as prováveis enfermidades catalogadas em bebês as principais são fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística e hiperplasia adrenal congênita.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)