Aparecida mobiliza população no dia D de Combate ao Aedes aegypti

Por Ana Clara Dias - SMS

8 de dezembro de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

As Prefeituras de Aparecida e da capital, Goiânia, estão mobilizando a população no dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado nesta sexta-feira (08). As frentes de trabalho das Secretarias Municipais de Saúde e órgãos envolvidos percorrerão os bairros Parque Atheneu (Goiânia) e Parque Trindade (Aparecida) até o final do dia. O objetivo é realizar visitas domiciliares, manejo ambiental, coleta de pneus, serviços de bloqueios em pontos estratégicos, além de trabalho educativo e de conscientização junto à comunidade.

A aposentada Josefa Severina Moura fez questão de abrir as portas de casa para os agentes de endemias. “Eu procuro sempre ter cuidado com as minhas plantas, com os vasinhos e com meu quintal. É muito importante que todo mundo contribua para evitar a proliferação do mosquito”, contou. Apesar de receber orientações, o quintal da aposentada foi aprovado pelos agentes, que não encontraram nenhum foco de Aedes.

Cerca de 300 servidores estão envolvidos no dia D. As equipes visitarão até o final do dia 3.600 imóveis em Goiânia e 2.902 imóveis em Aparecida de Goiânia. “É necessário mobilizar toda sociedade para que cada pessoa tenha consciência do seu papel na luta contra o Aedes. Temos que intensificar os cuidados principalmente com o início das chuvas”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

Em 2017, até agora, foram notificados 11.119 casos de dengue em Aparecida. No ano passado, no mesmo período, foram 13.216. Apesar da redução de 15%, o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental do município, Iron Pereira, ressalta que é preciso estar sempre em estado de alerta. “Em Aparecida a gente realiza ações pontualizadas e contínuas. Hoje é uma iniciativa conjunta para fortalecer a mobilização. Somos ainda uma cidade com número de casos expressivos, por isso é muito importante o engajamento da população e que as pessoas fiquem atentas sobre qualquer objeto que possa virar criadouro do mosquito”, frisou.

As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo conscientizar e orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes. “Hoje temos um limite virtual entre as duas cidades. É preciso que todos se unam nessa luta porque cerca de 80% dos focos estão dentro das casas das pessoas. É fundamental ainda que cada um tire um tempo do seu dia, e verifique seus quintais e evite fazer descarte de lixo ou pneus em locais inadequados”, destacou o secretário de Saúde Edgar Tolini.

O secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, também chamou atenção sobre a conscientização da sociedade. “A maior parte dos focos estão dentro dos domicílios. A responsabilidade não é só do poder público, é preciso que a população participe ativamente desse trabalho de combate”, salientou o secretário. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Saúde e 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

O trabalho em Aparecida realmente não para. Em 2017 foram realizadas sete ações de recolhimento de pneus, além das coletas feitas diariamente pelas equipes da SMS, totalizando 540.648 pneus descartados de forma irregular durante todo o ano. Os agentes de endemias também realizam constantemente visitas domiciliares. Só neste ano, aproximadamente 936 mil imóveis foram vistoriados.