Aparecida oferece condições especiais para pagamento de tributos

Por Rafael Freitas

3 de março de 2022

Por Rafael Freitas

3 de março de 2022


Aparecida de Goiânia pagamento de dívidas
Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida oferece ao contribuinte condições que facilitam o pagamento de impostos com objeto de promover melhor gestão fiscal no município e conciliação entre as partes. O município conta com programas de gestão fiscal que oferece, dentre outras medidas, facilidades para o contribuinte quitar débitos, como o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), o Núcleo de Conciliação Fiscal e o Programa de Educação Fiscal.

“O objetivo maior é desburocratizar a vida do contribuinte e proporcionar melhores condições para pagamentos de taxas e impostos. Nós acreditamos que tudo aquilo que atende a necessidade do contribuinte é bem-vindo. Com isso a gente cria uma cultura de educação fiscal no município”, afirma o secretário municipal da Fazenda, André Rosa.

Criado pela Lei Complementar nº 133, em 24 de novembro de 2017, o Refis oferece ao contribuinte condições especiais para pagamento de tributos e taxas com até 90% de desconto sobre juros e multas, para quitação à vista. A medida vale para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e outras taxas do município.

Leia também: Contribuinte terá 15% de desconto para pagamento à vista do ITU/IPTU em 2022

“O programa foi criado com objetivo de facilitar a vida do contribuinte que quer ficar em dia com as contas públicas. É uma oportunidade importante, uma vez que muitas pessoas querem regularizar as contas e evitar inscrição do nome na Dívida Ativa, ou seja, o cadastro devedor de todo valor devido por qualquer pessoa física ou jurídica”, afirma o secretário municipal da Fazenda, André Rosa. O Refis também oferece condições na forma parcela no cartão de crédito.

O Núcleo de Conciliação Fiscal também proporciona condições vantajosas para o contribuinte acertar as contas com a administração municipal e evitar que o nome seja inscrito no cadastro de Dívida Ativa.

“Esse é mais um programa que concede ao contribuinte a possibilidade de conciliar débitos fiscais e tributários, mediante cumprimento a requisitos, como não ser reincidente; não ter participado de conciliação ou REFIS nos últimos dois anos; maior prazo de parcelamento em até 54 vezes; e redução de juros até 70% de desconto”, afirma André Rosa.

O secretário pontua que qualquer pessoa física ou jurídica pode buscar o Núcleo de Conciliação em uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Ele afirma que a prefeitura também promove a participação popular nas discussões sobre finanças públicas, aplicação dos recursos públicos e sonegação e evasão fiscal por meio do Programa de Educação Fiscal.

Dívida Ativa

O não pagamento dos impostos pode gerar consequências como ser inscrito na Dívida Ativa e ter restrições no CPF do proprietário e ainda pode causar a penhora do imóvel. A judicialização é feita pela Procuradoria-Geral do Município e os processos são executados pelo Tribunal de Justiça.

André Rosa explica que a inscrição do nome do devedor na Dívida Ativa ocorre em conformidade da Lei. “É importante ressaltar que todos os atos que o município toma administrativo e jurídico é derivado de lei. A legislação já estabelece que devemos inscrever em Dívida Ativa e relacionar todos os atos necessários em relação a cobrança da dívida”.

Veja também: Vereadores aprovam projeto que reduz tributos em Aparecida

Você sabia ? Aparecida está mais conectada , aponta Ranking de Competitividade dos Municípios

O secretário explica ainda que se em cinco anos o município não judicializar o débito, o gestor público é responsabilizado pelo valor devido e sofre até processo de improbidade administrativa.

“O recurso não é do gestor municipal, é da cidade. Se esse recurso não for cobrado, quem perde é o município e o gestor é responsabilizado por não arrecadar receita. Portanto, passados cinco anos, a inscrição do nome do contribuinte em Dívida Ativa é um ato que cumpre determinação da legislação, e tem que ocorrer independentemente da vontade do gestor público”, afirma André.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)