Aparecida oferta serviços de pré-natal gratuitos para gestantes

Por Polliana Martins e Camila Godoy

24 de abril de 2023

Por Polliana Martins e Camila Godoy

24 de abril de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Secretaria de Saúde alerta grávidas para que busquem acompanhamento, principalmente antes da 12ª semana de gravidez

Com foco na proteção e no bem-estar das grávidas e dos bebês, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) oferta acompanhamento e serviços gratuitos para as gestantes da cidade. Todas as mulheres com suspeita ou confirmação de gravidez podem buscar informações e atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, sem necessidade de agendamento. O ideal, segundo os gestores da pasta, é que o pré-natal se inicie antes da 12ª semana de gravidez para diminuir riscos, aprimorar a assistência prestada e fortalecer o vínculo entre as gestantes e os profissionais.

“A oferta de serviços começa antes mesmo da confirmação da gestação. Todas as mulheres com suspeita de gravidez podem realizar gratuitamente na rede pública municipal o exame Beta hCG, que indica se a mulher está ou não esperando um bebê. O pedido do exame é feito diretamente nas UBS´s da cidade, sem necessidade de agendamento e mediante avaliação dos profissionais. Tudo bem rápido e sem burocracia. Caso se confirme a gestação, o acompanhamento é iniciado de imediato. Aquelas mulheres que já têm a confirmação da gravidez também devem iniciar o pré-natal o mais rápido possível”, convoca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

O gestor lembra ainda que em Aparecida, além da assistência de rotina nos postos de saúde, desde julho do ano passado, de forma inovadora no Estado e até no País, a SMS realiza o tele monitoramento das grávidas. “É um tipo de acompanhamento a mais, que aumenta a segurança, evita filas e facilita o acesso à rede. Com isso, também buscamos a redução das taxas de mortalidade infantil, fetal e materna. E, quando necessário, nossas equipes realizam a busca ativa das gestantes, indo até suas residências”, comunica Alessandro Magalhães.

Pré-natal é fundamental para a segurança e saúde das mulheres e bebês

Onde fazer o pré-natal

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforça que, quando uma moradora de Aparecida suspeita ou tem a confirmação de sua gravidez, ela deve procurar, sem necessidade de agendamento e o quanto antes, uma das 42 UBS´s do município, de segunda a sexta, das 8 às 17h, para ser avaliada e também realizar o Teste da Mamãe, feito após coleta sanguínea e que identifica doenças que afetam a mãe e o bebê. “Com a gravidez confirmada, a paciente é orientada e começa a ser acompanhada presencialmente na unidade e também monitorada pela Central de Telemedicina logo no primeiro trimestre da gestação”, complementa.

Ainda em relação ao tele monitoramento das gestantes, Gustavo enfatiza que a iniciativa é excelente porque permite um acompanhamento mais amplo do estado físico e emocional da grávida, soluciona dúvidas e permite o agendamento de consultas presenciais sempre que necessário, inclusive no puerpério. “Porém, sempre frisamos que esse serviço não substitui as consultas presenciais nas unidades. Trata-se de uma ferramenta de excelência, uma estratégia adicional para aperfeiçoar a assistência às grávidas”, ressalta.

Cuidado no tempo certo

Para a chefe de Atenção aos Ciclos da Vida da SMS, Marilya Rodrigues Reis, é imprescindível reforçar a importância do pré-natal pois ele é fundamental para uma gestação e um parto saudáveis e sem complicações para a mãe e o bebê. Ela relata que essa conscientização se faz ainda mais importante porque “as gestantes de Aparecida têm iniciado o pré-natal muito tardiamente, comparecendo às unidades de saúde com a gravidez muito avançada. O ideal é que esse acompanhamento seja iniciado antes da 12ª semana de gestação”.

Marilya Rodrigues ressalta que o pré-natal, acompanhamento feito por profissionais de medicina e enfermagem e equipes de apoio nas unidades, se seguido corretamente pelas gestantes, reduz riscos de partos prematuros, nascimento de crianças com baixo peso, complicações em decorrência de hipertensão arterial, bem como da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e hepatites.

Estratégia bem-sucedida

Lúcia Pacheco, da equipe de coordenação médica da SMS, detalha que o tele monitoramento do pré-natal tem facilitado o acesso das grávidas a alguns serviços, tais como encaminhamentos para odontologia e pedidos de exames básicos, e, com o apoio do Agendamento Municipal de Consultas (0800-646-1590), tem agilizado a marcação de consultas, inclusive para os recém-nascidos. “Além disso, a SMS firmou uma parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) para encontrar gestantes que porventura não tenham iniciado o pré-natal em tempo oportuno ou que não têm comparecido às consultas”, adiciona.

Grávidas de Aparecida recebem ligações de profissionais de saúde para acompanhamento da gestação

Atualmente, com 4.540 mulheres sendo acompanhadas, o serviço consiste em ligações telefônicas trimestrais feitas pela equipe da Central de Telemedicina durante os 3 trimestres da gestação, sendo intensificadas, se necessário, para ligações semanais a partir da 37ª semana gestacional e se estendendo até o puerpério.