Aparecida pode ter polo de moda

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de março de 2014 – Com um número significativo de empresas instaladas em Aparecida – 228 confecções –, o setor têxtil apresenta um leque de possibilidades para o fortalecimento da economia do município. Uma dessas possibilidades é a criação de um polo de moda, aproveitando a estrutura do setor já existente no município. A proposta foi apresentada ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) nesta quinta-feira, 27, pelo consultor, Frederico Martins Evangelista, por intermédio do vice-prefeito Ozair José (PT).

“A proposta é organizar o que já existe e definir estratégias para o setor, gerando mais emprego e renda em Aparecida”, informou o vice-prefeito, que também participou da reunião, acompanhado pelos secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e Marcos Alberto Luiz Campos (Indústria e Comércio).

Segundo o consultor, Frederico Martins Evangelista, Aparecida fica atrás apenas de Goiânia e Jaraguá no número de empresas, mas está em quarto lugar no Estado em geração de empregos neste setor – são 1.950 contabilizados na cidade contra 12.532 oferecidos atualmente na capital; 2,6 mil em Jaraguá e também em Anápolis. “Embora a cidade seja a terceira em número de empresas do setor têxtil, com 228 empresas atuantes, Aparecida ainda é hoje cidade-dormitório, pois grande parte da mão-de-obra deste setor trabalha em Goiânia”, explicou Frederico Martins.

A proposta do consultor, portanto, é de organizar o setor em Aparecida e potencializar esses resultados, pois “a cidade já conta com empresas de porte e mão-de-obra qualificada e experiente”, afirmou. A implantação do polo começaria com a elaboração de um projeto sob orientação especializada. “No projeto detalharíamos a formação física e estratégica do polo. Em seguida, partimos para a identificação dos ministérios federais onde poderemos buscar os recursos necessários”, enumerou o secretário de Indústria e Comércio Marcos Alberto.

A fase final seria a implantação de fato do polo da moda, com identificação de uma área física. “A ideia é extremamente interessante e vai de encontro com os interesses da prefeitura, de melhorar a renda, a qualidade de vida do trabalhador aparecidense e a autoestima desse trabalhador. Outro aspecto é que o polo atrairá ainda mais empresas do ramo, as melhores inclusive. O setor têxtil em Aparecida já é muito forte e o pólo de moda agregará ainda mais valor à produção local. Temos a possibilidade de atrair a alta moda e ir além de um produto apenas popular, tornando a cidade referência mesmo no setor”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

Ao final da reunião, o gestor considerou a proposta viável para Aparecida de Goiânia e determinou que os secretários presentes dêem início ao levantamento dos critérios para elaboração de um projeto deste porte.