Aparecida promove a 2° edição do Dia do Despertar Ambiental

Por Ana Paula Moreira

22 de fevereiro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia, encerrou nesta quinta-feira, 22, a 2ª edição do ‘Dia do Despertar Ambiental’. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Mônica da Silva, no Bairro Independência e contou com a presença do Secretário de Governo e Vice-prefeito, Martins Veter Martins, secretários, vereadores e centenas de estudantes do município.

Já consolidada no calendário da cidade, o ‘Dia do Despertar Ambiental’, tem o intuito de promover a conscientização ambiental por meio dos alunos das escolas municipais. “Essa ação visa melhorar a qualidade de vida da população, por meio da preservação do meio ambiente. O ato desperta em cada criança a responsabilidade necessária para cuidar do nosso planeta, repassando esse aprendizado para as próximas gerações”, destacou Veter Martins

O projeto, que começou no último dia 15, distribuiu 12 mil mudas de árvores aos alunos da rede municipal de ensino e promoveu palestras com a temática ambiental e apresentações culturais. Todos os presentes participaram do plantio de dezenas de mudas de árvores nas dependências da escola. Para promover ainda mais o incentivo a preservação ambiental, neste ano, foram eleitos 1,1 mil agentes ambientais mirins voluntários que ficarão de olho a qualquer irregularidade.

“Esses agentes terão a missão de fiscalizar e proteger o meio ambiente aparecidense. Por meio de denúncias, sugestões, cobrando dos pais e da comunidade, as crianças terão um papel importantíssimo no sentido de atingir a sociedade como um todo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa. Os estudantes escolhidos receberam kits com certificado, camiseta e uma carteirinha com os telefones da Semma.

A estudante Roberta Souza, de 11 anos foi uma das escolhidas como Agente Ambiental Mirim Voluntária. Para ela, o título vai ser motivo de empenho na luta da preservação do meio ambiente. “Agora vou ter mais responsabilidade. Em casa, aprendi muito com os meus pais sobre como preservar a natureza, mas agora eu preciso repassar isso para as outras pessoas e incentivar meus colegas e vizinhos”, comentou Roberta.

Ao todo, mais de 30 mil alunos foram envolvidos na ação. O projeto que aconteceu em todas as unidades escolares do município, visa alcançar diretamente 60 mil pessoas, entre estudantes, pais e lideranças comunitárias. “É preciso prestigiar também os professores e gestores no empenho por essa causa. Eles são de extrema importância na formação dessa consciência ambiental. Essa ação, que já é a segunda realizada no município, vai refletir para as próximas gerações”, ressaltou o Secretário de Educação e Cultura Rodrigo Caldas.