Aparecida promove Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo neste sábado, 30

Por Camila Godoy

28 de abril de 2022

Por Camila Godoy

28 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Imunização estará disponível em 39 postos para todos os grupos prioritários da campanha. Nesta quinta e sexta, 28 e 29, município realiza blitz da Vacinação nos shoppings da cidade

A Prefeitura de Aparecida realizará neste sábado, 30 de abril, o Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo. Ao todo, serão 39 postos em funcionamento, incluindo os dois shoppings centers da cidade: Aparecida e Buriti, que oferecerão o serviço das 10 às 18h. Além disso, as salas de vacinação de 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) funcionarão das 8 às 16h, bem como a Central de Imunização, que estará aberta das 8 às 18h.

Nos dois shoppings centers, além da força-tarefa no fim de semana, nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá blitz da vacinação contra a Influenza e o Sarampo, contabilizando três dias seguidos de imunização para quem passar por lá.

“O Dia D já é tradição do Plano Nacional de Imunizações, quando nossos profissionais fazem uma força-tarefa para vacinar o maior número de pessoas. Para tanto, abrimos os postos aos sábados e espalhamos o serviço pela cidade. Assim, os moradores têm mais facilidade para acessar a imunização que é gratuita e salva vidas” reforçou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacina contra a Influenza

Na ocasião, idosos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades poderão ser vacinadas contra a influenza.

O imunizante contra a gripe também estará disponível para povos indígenas, profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Renata Cordeiro reforça a necessidade da vacinação anual: “todas as pessoas que se imunizaram contra a influenza na Campanha do ano passado, mesmo que tenha sido no final do ano ou em janeiro ou fevereiro deste ano, precisam retornar agora, para receber a vacina de 2022. O novo imunizante garante a proteção contra a atual circulação viral”.

Vacina contra o sarampo

Já a vacinação contra o sarampo é destinada aos trabalhadores da saúde e crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Esses dois grupos podem receber os dois imunizantes no mesmo dia, já que não há intervalo exigido entre a aplicação da vacina contra a influenza e o sarampo.

Postos de Vacinação do Dia D

Aparecida Shopping;