Aparecida promove programas de integração dos idosos em centros de convivência

Por Thiago Oliveira

1 de setembro de 2022

Por Thiago Oliveira

1 de setembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Encontros acontecem todos os dias e inscrições são feitas pessoalmente nos Cras do município

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece oficinas de artesanato voltados para a terceira idade do município. O objetivo dessa ação é, além de ensinar as técnicas, promover uma socialização entre os idosos em grupos de convivência.

Um desses serviços é o Baile da Terceira Idade, que acontece toda quarta-feira no Centro de Convivência Idade do Saber, no Jardim Florença. Por meio da dança, os idosos são inseridos em um ambiente de diversão e saúde que promove um bem-estar e melhora do processo de envelhecimento.

A dança antes tida como uma prática de lazer, vem ganhando espaço como forma de promoção e manutenção da qualidade de vida para o grupo da terceira idade. Isso ajuda a afastar fatores de risco comuns a essa faixa etária ao mesmo tempo que melhora as relações interpessoais com uma atividade que trabalha todas as partes do corpo.

Para os idosos, ela é importante pois fortalece as articulações, bloqueia o sedentarismo, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade respiratória e queima calorias. Para a mente, a prática estimula a atividade social, com a sensação de bem-estar psicológico, permitindo a troca de experiências e melhora da autoestima.

O Baile da Terceira idade conta atualmente com 160 idosos participantes, pessoas que são integradas a sociedade por meio da dança. A intenção da Semas é que o grupo de dança seja ampliado e estendido para outras unidades de convivência.

O casal Maria Miguel e Valdeci Vieira, ambos de 72 anos, se conheceram no Baile e vê na atividade uma terapia. “Você vem para o forró para fazer uma terapia com o corpo, fazer amigos. A gente vem para cá para viver a vida”, comenta Valdeci. Já Maria Miguel elogia a equipe da Semas responsável pelo Centro Idade do Saber, “o pessoal daqui é educado, não escolhe cor ou idade. Esse forró é muito bom “, afirma.

A primeira-dama de Aparecida e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, afirma que essa é uma atividade para promover o engajamento da terceira idade. “No lugar de ficar ocioso em casa, os idosos podem desenvolver uma atividade tranquila que melhora a coordenação motora e o cérebro”, comenta a secretária.

Oficinas

Além do Baile, a Prefeitura oferta outras atividades para integração dos idosos voltadas para a produção de artesanato. Por conta da pandemia de Covid-19, as oficinas haviam sido paralisadas. Agora, com a volta gradual da normalidade, elas estão sendo retomadas com salas de crochê, pintura e artesanatos em geral, lembrancinhas temáticas dentre outras modalidades oferecidas pela secretaria.

Os serviços são oferecidos em dois centros de convivência de idosos. O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, no setor Vila Brasília e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Idade do Saber, no Jardim Florença. Nesses espaços são realizadas além das oficinas, rodas de conversas, palestras sobre os direitos dos idosos, médicos geriátricos para atender a saúde dos idosos, ginástica e outros serviços.

Confira a programação semanal do Centro Conviver

  • Segunda-feira: Aula de bordado a partir das 14h
  • Terça-feira: Aula de teclado e violão a partir das 13h
  • Quarta-feira: Aula de pintura em tecido: A partir das 14h
  • Quinta-feira: Coral a partir das 13h
  • Sexta-feira: Ginástica a partir das 14h

“Todas as atividades visam promover o fortalecimento do vínculo entre os idosos e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais para que os idosos se insiram dentro da comunidade de forma ativa e participativa”, explica o diretor de Proteção Social Básica da Semas, Fabrízio Vésica.

As inscrições nos grupos de convivência podem ser feitas pessoalmente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) mais próximo. Para participar, o idoso deve fazer o credenciamento e solicitar adesão a esses serviços. “Por lá serão informados os serviços com abrangência na própria região”, afirma Fabrízio.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)