Aparecida promove seminário de capacitação para os servidores da área de Assistência Social

Por Rackel Vieira

25 de fevereiro de 2019

Por Rackel Vieira

25 de fevereiro de 2019

Foto: Ênio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem investido na capacitação dos servidores em diversas áreas da administração pública. Durante os dois anos de trabalho da atual gestão, diversos seminários de qualificação foram promovidos para as áreas de educação, saúde, meio ambiente e assistência social. Dando continuidade a esse viés, todos os servidores da Secretaria de Assistência Social recebem durante essa semana, 25 de fevereiro a 1º de março, um curso de capacitação e planejamento estratégico para melhorar a qualidade de atendimento prestado a população e trazer resultados positivos no cumprimento do seu papel que é garantir mais dignidade aos cidadãos em condições de vulnerabilidade social.

Durante a solenidade de abertura do seminário na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância da capacitação dos servidores. “Temos que nos qualificar cada vez mais para aperfeiçoar o nosso atendimento. Estamos entrando no terceiro ano de governo, com muitas realizações e trabalho, mas há muito que fazer pela nossa população. Com a recente mudança no governo federal, temos que estar alinhados e por dentro das novas práticas. Então essa atualização é importante para darmos continuidade ao trabalho realizado, além disso, haverá um aperfeiçoamento em relação às tarefas e atribuições de cada servidor da pasta”, destacou.

Segundo o secretário interino de Assistência Social, José Nelis, o principal papel da secretaria é garantir os programas sociais à população como à transferência de renda, mas principalmente, assegurar que estas pessoas adquirem a sua própria autonomia e independência para se auto-sustentarem. “A melhor política de erradicação da pobreza e combate a vulnerabilidade social é investir na educação, na qualificação e abrir portas na empregabilidade. Então dentro desse seminário nós devemos entender o papel que nós temos em levar o benefício social para as pessoas, mas ao mesmo tempo de ajudar a família a recuperar sua dignidade, ter sua própria renda e a própria condição de sobrevivência”, explicou o secretário.

Entre os temas que serão abordados estão: Vulnerabilidade, Risco e Proteção Social; Relação entre Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Metodologia do Trabalho Social com Famílias; Gestão do Benefício e Interfaces com as Proteções Sociais Básica e Especial; Gestão, Concessão, Manutenção, Acompanhamento do Benefícios Eventuais; Gestão do Cadastro Único e Suas Interfaces com a Proteção Básica; Busca Ativa e Gestão dos Benefícios; Gestão das Condicionalidades; Eixos de Gestão do CRAS E CREAS – Diagnóstico, Planejamento, Intersetorialidade, Rede Socioassistencial; Ações do CRAS E CREAS – Registro, Documentação, Referência e Contrarreferência; Monitoramento e Avaliação – papéis da vigilância social, entre outros.