Aparecida promove vacinação noturna em pontos movimentados da cidade

Por Camila Godoy

5 de outubro de 2022

Por Camila Godoy

5 de outubro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

“Vale night da proteção” ocorrerá durante o mês de outubro, às quartas e quintas. Todas as vacinas de rotina e de campanha estarão disponíveis

A Prefeitura de Aparecida preparou uma programação especial de vacinação para o mês de outubro: todas as quartas e quintas, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará o serviço de imunização no período noturno, em pontos movimentados da cidade. Chamada de “Vale night da proteção”, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos imunizantes. Todas as vacinas de rotina e de campanha estarão disponíveis na ação. Crianças, adolescentes, adultos e idosos poderão ser vacinados. Interessados devem apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Amanhã, 5 de outubro, e quinta, 6, das 18h30 às 21h30, a vacinação estará disponível na entrada do atacadão Dia a Dia, localizado às margens da BR-153, no Jardim Belo Horizonte. Na próxima semana, nos dias 12 e 13, a SMS volta ao local para imunizar mais pessoas. Já na segunda quinzena do mês de outubro, nos dias 19, 20, 26 e 27, a vacinação ocorrerá no supermercado Tatico, no setor Bela Morada. A imunização é gratuita.

Oportunidade para toda a família

“Estamos bastante preocupados com a baixa adesão da população à vacinação, de forma generalizada. Por isso, neste mês, determinei que pudéssemos traçar novas estratégias para aproximar esse serviço das famílias aparecidenses. A regra é facilitar a imunização! Sabemos que durante a semana, em horário comercial, é tudo corrido e muitos não conseguem procurar um dos nossos 35 postos fixos de vacinação. Talvez, no horário noturno, fique mais fácil. Vamos vacinar, gente!”, convida o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que a vacinação itinerante sempre tem boa aceitação na cidade e que a novidade da vez é oferecer o serviço no período noturno: “Nos últimos anos temos aprendido a nos reinventar. Sair dos muros das nossas unidades e deixar a vacinação mais atrativa e acessível tem-se mostrado fundamental para aumentar nossas coberturas. Por isso, faço um apelo à população: participem! Vacinação é estratégia coletiva e só funciona quando mais de 90% do público se imuniza e, no geral, nossas taxas estão entre 40 e 60%”.

Locais movimentados

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, destaca que os locais escolhidos para receber o serviço de imunização no período noturno são bem movimentados: “Segundo nossos parceiros, nos supermercados Dia a Dia e Tatico circulam de 1,5 a 2 mil pessoas diariamente, principalmente no período noturno. É uma grande oportunidade para esse público atualizar o cartão de vacinação, das 18h30 às 21h30”.

Vacinas disponíveis

Durante o “Vale night da proteção” estarão disponíveis vacinas contra sarampo, catapora, febre amarela, caxumba, gripe, covid e outras doenças. Ao todo, são mais de 20 imunizantes. “Todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos podem participar da ação. É um evento para toda a família. Basta apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Ele será avaliado pela nossa equipe para atualização dos esquemas vacinais”, reforça a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Cronograma do Vale Night

Dias 5 e 6 de outubro (quarta e quinta-feira)
Local: Atacadão Dia a Dia, BR-153, Jardim Belo Horizonte

Dias 12 e 13 de outubro (quarta e quinta-feira)