Aparecida realiza Blitz de Combate ao Trabalho Infantil nesta terça-feira, 12

Por Rackel Vieira

11 de junho de 2018

Por Rackel Vieira

11 de junho de 2018


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Assistência Social, realiza nesta terça-feira, 12, às 17h30, a blitz educativa “Não Proteger a Infância é Condenar o Futuro”. O objetivo é conscientizar a população sobre o trabalho infantil e combatê-lo. A blitz acontecerá no Parque da Família, em frente o Aparecida Shopping, na Avenida Independência no setor Serra Dourada. As atividades marcarão o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho.

“Nosso intuito é que a sociedade se sensibilize e tenha consciência sobre os danos causados às crianças pelo trabalho infantil. São prejuízos físicos e psicológicos que na maioria das vezes se tornam irreversíveis. A criança deve dedicar sua vida desenvolvendo atividades que colaboram com o crescimento saudável como estudos e bricandeiras, vinvenciando todo o universo da infância e da adolescência”, destacou a superintendente de Proteção Social Especial, Vânia França Matias.

De acordo com a superintendente, o trabalho infantil ocorre quando diversas atividades econômicas e/ou de sobrevivência, sendo remuneradas ou não, com ou sem finalidade de lucro, são realizadas por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos. “Durante a blitz, serão entregues milhares de panfletos educativos para a população. Os folders conterão informações sobre o trabalho infantil, riscos para as crianças e estatísticas”, explicou.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, no Brasil, de 2007 à 2017, 226 crianças morreram enquanto trabalhavam em atividades perigosas, 40 mil sofreram acidentes, sendo 24.654 acidentes graves como faturas e amputações de membros. “São dados alarmantes de crianças que adoecem e morrem no trabalho. Esse dia de mobilização alerta a comunidade sobre essa realidade, uma prática ainda comum no país”, pontuou a superintendente.

Cata-Vento, símbolo da luta contra o trabalho infantil

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Esse símbolo expressa a alegria que deve estar presente na vida de crianças e adolescentes. Representa ainda a realização de ações permanentes e articuladas para prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Serviço

Assunto: Aparecida realiza Blitz de Combate ao Trabalho Infantil
Data: 12 de junho de 2018 (terça-feira)
Horário: 17h30
Local: Parque da Família (em frente o Aparecida Shopping) – Avenida Independência, setor Serra Dourada, Aparecida de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)