Aparecida realiza curso de capacitação para cuidar da pessoa idosa

Por Rackel Vieira

20 de setembro de 2021

Por Rackel Vieira

20 de setembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta segunda-feira, 20, o primeiro dia do projeto Trilhas da Longevidade. O projeto baseia-se em um curso de capacitação de cuidados com a pessoa idosa, voltado para técnicos da pasta, assistentes sociais, coordenadores, psicólogos, familiares e representantes da sociedade civil que desenvolvem em Aparecida o trabalho de atenção e promoção dos cuidados à pessoa idosa.

Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, a iniciativa, que é a primeira em Goiás a trabalhar com os pilares idoso, família e cuidador do idoso, busca dar mais excelência ao trabalho realizado com o público da terceira idade, vulnerável também socialmente. “O objetivo é proporcionar o bem-estar da pessoa idosa, orientar com os cuidados que se devem tomar, buscar a integridade física e mental dos mais velhos, garantir qualidade de vida, direitos, a preservação da dignidade e a independência durante o desenvolvimento da velhice”, destacou.

O Trilhas da Longevidade envolve profissionais como assistentes sociais e psicólogos e líderes religiosos, que já acolhem pessoas idosas no dia a dia do trabalho nas igrejas. A assistente social, pedagoga e coordenadora social de Ensino da Inteligência Educacional, Karla Lopes Borges, é a ministrante do curso. “Vamos trabalhar em prol da promoção da pessoa idosa, tirando este idoso da invisibilidade, da discriminação e preconceito, através de políticas públicas que já são desenvolvidas pela Assistência Social em parceria com a sociedade civil”, observou.

Para evitar aglomeração e contato físico entre as pessoas devido a pandemia da Covid-19, o curso tem duração de duas horas e é realizado em quatro horários e pontos diferentes para atender a demanda. Nesta segunda (20), pela manhã, no salão multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela e, no turno vespertino, na sede do AparecidaPrev. O curso segue nesta terça-feira (21) das 9h às 11h, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Jardim Tiradentes, e das 14h às 16h, no Restaurante Popular, no setor Garavelo.

Os participantes receberam um kit com postilas das aulas e manuais com orientações sobre prática de cuidados de pessoas idosas, conforme os Fatores Determinados do Envelhecimento Ativo e o Estatuto do Idoso. Entre os temas abordados estão: Como melhor equilibrar o papel da família?; Novos arranjos familiares – o que mudou?; Qual o papel da pessoa idosa na família?; Querer morar sozinho é um direito; Casa segura para toda a família; Envelhecer em casa – como organizar o tempo?; O respeito ao cuidado de pessoas que precisam de assistência; Violência – dados de realidade e quais são os sinais?; Criando uma rede de suporte e apoio à família; Conhecendo os serviços de atendimento à pessoa idosa; Institucionalizar sim ou não – mitos e verdades; Interdição, Curatela e Tomada de Decisão Apoiada e Finitude.