Aparecida realiza Dia D da Campanha de Multivacinação e Contra a Poliomielite em 27 postos

Por Polliana Martins

20 de agosto de 2022

Por Polliana Martins

20 de agosto de 2022


Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza neste sábado, 20 de agosto, o “Dia D da Campanha de Multivacinação e Contra a Poliomielite” em 27 postos espalhados por toda a cidade.

Estão disponíveis os imunizantes contra a poliomielite (paralisia infantil), febre amarela, sarampo, caxumba, hepatite B, covid-19, influenza e todas as demais vacinas de rotina.

Foco nas crianças e adolescentes

O público autorizado para a campanha de multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e que precisam estar acompanhados de um responsável. Os postos fixos estão em 22 Unidades Básicas de Saúde, nos shoppings Buriti e Aparecida, bem como na Central de Imunização e na Maternidade Marlene Teixeira.

Para receber a imunização é necessário apresentar documentos pessoais e o Cartão de Vacinação, que será avaliado pelos profissionais de saúde para atualização. Todas as crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas contra a poliomielite, inclusive aquelas que já receberam a proteção. A medida tem o objetivo de conter o retorno da doença na cidade.

Passeio com saúde

No posto do Aparecida Shopping, as vacinadoras Aparecida Pereira de Souza e Sebastiana Linhares, com o apoio do pessoal da triagem, estão atendendo às dezenas de pessoas que formam uma fila na área de alimentação neste sábado. Crianças, adolescentes e adultos aguardam sua vez de forma organizada e com média de 15 minutos de espera.

Isadora Linhares, moradora do Setor Central, levou o filho Nicolas, de 1 ano e sete meses, para receber a proteção contra a poliomielite. “Ele está em dia com todas as vacinas para a idade dele, só faltava a da pólio. Aconselho a todas as famílias a ficarem atentas ao Cartão de Vacinação das crianças, isso evita doenças e precisa ser levado a sério. É rápido e seguro.”

Layara Vasco da Silva e o marido, moradores do Jardim Boa Esperança, aproveitaram o sábado em família no shopping pra imunizar os pequenos Davi, de 8 anos, e Arthur, de 5 anos. O caçula tomou 6 vacinas e chorou na hora das injeções, mas voltou a sorrir e a brincar segundos depois confortado pela mãe e pelo irmão. “Para eles é mais tranquilo vacinar num lugar de diversão, mas para mim e o pai é sinônimo de gastos com lanches e agrados”, brincou ela, que já negociava com os meninos uma rodada de sorvete e passeios.

Ela ainda contou que aprendeu a ser mais vigilante com as vacinas dos filhos e agora não deixa de acompanhar as notícias e ficar alerta para a família toda estar sempre com a imunização em dia. “Proteção nunca é demais”, reforça a jovem mãe.

Cobertura vacinal preocupante

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, em geral, a cobertura vacinal entre os menores de 5 anos de idade precisa dobrar para que a cidade alcance níveis seguros de proteção. “Apenas a Meningo C, Pneumo 10, Rotavírus e Tríplice Viral estão com cobertura acima de 50%. Ainda assim, não alcançaram nem 60% da população nessa faixa etária. Já as taxas de cobertura dos imunizantes BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Pentavalente e Poliomielite estão ainda mais baixas, entre 40 e 50%, quando o ideal para todas elas é de 95% ou 90%. Situação preocupante!”, destaca a profissional.

Por isso Renata conclama à população que verifique seu Cartão de Vacinação e de toda a família: “Todos devem estar atentos e ser muito responsáveis com a imunização de pessoas de todas as idades, a cobertura vacinal é muito importante para salvar vidas e evitar sofrimentos. Vacinar-se é um ato de respeito à segurança coletiva da sociedade e um dever para os responsáveis por crianças e adolescentes”.

Oportunidades de proteção

A Campanha de Multivacinação e Contra a Poliomielite foi lançada em Aparecida no último dia 08 de agosto e segue até setembro nos postos fixos de vacinação da cidade. Os atendimentos são permanentemente ampliados e descentralizados para atender o público que não tem como buscar a imunização durante a semana e para facilitar o acesso das pessoas à proteção conferida pelas vacinas.

“Hoje é mais uma ótima oportunidade para as crianças e adolescentes atualizarem o Cartão de Vacinação contra essas doenças. Além disso, os menores de cinco anos que ainda não vacinaram contra a covid-19 também poderão receber a imunização contra a doença”, pontua Renata.

Confira os postos deste Dia D da Campanha de Multivacinação e Contra a Poliomielite

22 UBS´s atenderão das 8h às 17h. São elas:

UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Pontal Sul II
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Bairro Ilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Madre Germana
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Anhambi
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela Vista
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Chácara São Pedro
UBS Expansul
UBS Santo André

Além das UBS’s, o dia D é realizado também nos seguintes locais

Maternidade Marlene Teixeira, Vila Brasília, das 8h às 17h; EMEI Wilsonina de Fátima, Bairro Independência Mansões, das 8h às 17h; Central de Imunização, Centro, das 8h às 18h, Aparecida Shopping, Avenida Independência, das 10h às 18h e Buriti Shopping, Avenida Rio Verde, das 10h às 18h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)