Aparecida realiza Dia D da Multivacinação em 17 postos

Por Polliana Martins

7 de outubro de 2023

Por Polliana Martins

7 de outubro de 2023


Foto: Claudivino Antunes

A campanha oferta 19 tipos de vacinas que protegem crianças, adolescentes e adultos. Com baixa cobertura vacinal em todo o País, Saúde alerta para o risco da volta de doenças como a paralisia infantil

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) faz, neste sábado, 7 de outubro, das 8h às 17h, uma ampla mobilização para imunizar, principalmente, crianças e adolescentes. É o Dia D da Campanha de Multivacinação, com 17 postos espalhados pelo município para facilitar o acesso dos moradores à vacinação.

“Hoje é mais um dia importante para a saúde das pessoas. Imunização é coisa séria, vacinas evitam muitos riscos e sofrimento. Proteja-se, proteja suas crianças, adolescentes e idosos e espalhe a conscientização onde puder. Precisamos da colaboração de toda a sociedade nesse esforço por uma vida mais segura e melhor”, ressalta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

A iniciativa oferta 19 tipos de vacinas que oferecem proteção contra doenças como paralisia infantil, febre amarela, sarampo, HPV, caxumba, gripe e covid-19. 

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, orienta que toda a família pode aproveitar a oportunidade e atualizar o cartão de vacinação: “Esta Campanha foca nas crianças e adolescentes, mas todos que chegarem em um dos nossos postos poderão ter o cartão de vacinação avaliado, receberão orientações e poderão atualizar o esquema vacinal.”

Baixa adesão preocupante

Renata destaca que estamos em “um momento de preocupação e cuidado, sobretudo com nossas crianças e adolescentes. Infelizmente, ainda há baixa adesão das pessoas à vacinação e essa nem é uma campanha nova, estamos ofertando vacinas que já têm 20,30 anos de uso e são seguras, gratuitas e comprovadamente eficazes.”

A preocupação da gestora não é por acaso. Ela conta que “muitas pessoas têm perdido o medo de certas doenças. Em 2022, o Brasil foi reclassificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com altíssimo risco para reintrodução da paralisia infantil, especialmente nos públicos infantil e adolescente. Isso seria um tremendo retrocesso. Imaginem uma criança de 11 anos jogando futebol, brincando, aí de repente perde o movimento das pernas. São consequências terríveis e irreversíveis, por isso compartilhamos nossa preocupação com os pais e responsáveis para que entendam esses riscos.”

Super heróis da vacinação

Dentre as estratégias adotadas em Aparecida para ampliar a vacinação, a de usar roupas temáticas tem funcionado com a criançada: “Estamos trabalhando de forma mais lúdica com esse público infantil e adolescente, por isso nossos profissionais têm se vestido como personagens famosos e super heróis. Hoje, nos postos, a população vai encontrar o Batman, a Frozen, o Homem-Aranha, a Mulher Maravilha e outros atuando para tranquilizar, confortar e divertir as crianças”, afirma Renata, vestida como
Batman.

Neste Dia D, a SMS oferta os seguintes imunizantes: Pentavalente; DTP; DT; Pneumo 10; Meningo C; Meningo ACWY; Hepatite B; Rotavírus; VIP; VOP; Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite A; HPV; Influenza; Pfizer baby; Pfizer pediátrica; Pfizer adulto; e Coronavac. 

O que levar

Interessados na vacinação só precisam apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação. Os profissionais da SMS avaliam e administram as vacinas necessárias para cada um.

No posto montado no térreo do Aparecida Shopping, estão trabalhando, neste sábado, na triagem, as enfermeiras Rosikelly Silva, Danielle Pellozo, Adriana Alves Caetano, Mirelly Fernandes de Souza e Chirlany da Silva. Já as vacinadoras são Querén de Pádua Braga, Paula Cristina e Teresinha Maria Ferreira Martins. Elas informam que, até às 12h deste sábado, cerca de 30 pessoas já foram vacinadas no local.

Programa de Família

A vacinação virou o programa em família deste sábado no shopping para o casal Girlene de Morais e Joilson Marciano, moradores do Conjunto Mabel. Eles levaram 4 crianças: Os filhos Kauã e Kauany e as sobrinhas Ana Alice e Ana Vitória. Todos os 6 atualizaram os cartões de vacinação. Girlene aproveitou para mandar um recado para pais e responsáveis: “É muito importante vacinar, tragam seus filhos! Vou embora mais tranquila com eles e com eu e meu marido protegidos.”

Nenhuma das 4 crianças chorou na hora da vacina, até mesmo quem tomou mais de dois imunizantes diferentes. Disseram que foi muito rápido e que a dor foi suave. O mais velho, Kauã, de 11 anos, afirmou: “ É muito bom tomar a vacina, é importante para não pegar nenhuma doença.”

Raimundo Rodrigues e a esposa dele, Renata Aparecida, moradores do Setor Belo Horizonte, também aproveitaram a multivacinação. Os filhos do casal, Heitor e Ana Lívia, foram imunizados rapidamente e já estavam pedindo sorvetes e brincadeiras. Raimundo garantiu que ele e Renata não se descuidam do esquema vacinal das crianças e fazem questão de acompanhar de perto a imunização.

Locais de vacinação

O Dia D é feito em 17 postos, das 8 às 17h. Confira:

  • Central de Imunização 
  • Aparecida Shopping* (das 10 às 17h)
  • Maternidade Marlene Teixeira 
  • UBS Jardim Olímpico 
  • UBS Papillon Park
  • UBS Cruzeiro do Sul 
  • UBS Bairro Cardoso
  • UBS Retiro do Bosque
  • UBS Andrade Reis
  • UBS Madre Germana 
  • UBS Bandeirantes 
  • UBS Bela Vista
  • UBS Jardim Florença 
  • UBS Delfiore
  • UBS Colina Azul 
  • Associação Projeto Levando Amor- Rua dos Mares, Qd. 2, Lt. 2, Setor Terra do Sol
  • Assentamento Marília Mendonça (Rua Simone Simaria, Quadra D, Lote 16, Jardim Tropical Verde)* – até as 13h

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)