Aparecida realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza

Por Polliana Martins

7 de maio de 2023

Por Polliana Martins

7 de maio de 2023


Foto: Fernando Carrilho

SMS também ofertou vacinas contra a covid-19 e a meningite em 11 pontos por toda a cidade

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realizou neste sábado, 6 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Toda a população acima de 6 meses de idade pôde aproveitar a oportunidade de se vacinar em 11 postos espalhados pela cidade. Além da vacina contra a gripe, a ação também ofertou imunizantes contra a covid-19 e meningite. Para atualizar o esquema vacinal era preciso apresentar documentos pessoais (RG ou certidão de nascimento e CPF ou Cartão SUS) e, se possível, o cartão de vacinação.

O Dia D abrangeu dez unidades de saúde das 8h às 17h: Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira, UBS Retiro do Bosque; UBS Bandeirantes; UBS Bairro Cardoso; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Jardim Olímpico; UBS Veiga Jardim; UBS Tiradentes e UBS Madre Germana. Além disso, a SMS também ofertou a imunização no Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, região Central, das 10h às 17h.

Vacinas seguras e eficientes

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destacou a importância da mobilização: “Todos os anos observamos o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos meses mais frios, mas, em 2023 esse aumento veio antes do esperado, inclusive com mortes causadas pelo vírus da influenza. Por isso, toda a população deve se proteger o quanto antes tomando as vacinas, que são seguras e salvam vidas.”

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, também defendeu a urgência da imunização: “É vital que todas as pessoas, crianças, adultos e idosos, se protejam, então oferecemos mais uma oportunidade num sábado de mobilização por vários bairros da cidade. Muitos não trabalham neste dia e até quem for no shopping, que tem maior movimento hoje, pode aproveitar.”

Três vacinas essenciais

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, informa que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras do calendário nacional. “Ela pode ser aplicada também junto com a bivalente, que protege contra novas variantes do coronavírus e está liberada para o público em geral. Neste Dia D ofertamos essas duas vacinas e a meningo C, que protege contra a meningite, todas as três podendo ser aplicadas simultaneamente. E a vacinação continua ao longo da semana”, convida a gestora.

Defensores das vacinas

No posto de vacinação no Aparecida Shopping, a manhã deste sábado foi movimentada e uma longa fila se formou no primeiro piso já antes do meio-dia. Entre os que esperavam, muitos defensores das vacinas se manifestaram elogiando a iniciativa.

Rodrigo Soares dos Santos, morador do Setor Conde dos Arcos, levou o filho Pedro Henrique, de 12 anos: “Vacinar num sábado aqui é muito bom e importante, é uma facilidade principalmente para quem trabalha e estuda durante a semana. Sou defensor das vacinas e graças a elas evitamos mais mortes na pandemia e pudemos voltar à vida normal.”

Já a vovó Vera Lúcia Barbosa de Souza, moradora do Bairro Independência, também defensora convicta da vacinação para proteger as pessoas, fez um “programa família”neste sábado levando três netos de 13, 11 e 9 anos de idade para serem vacinados. Ela contou que já está com as vacinas dela em dia e hoje foi levar a meninada. “É muito bom vacinar, é a melhor coisa, porque evita muitas doenças”, reforçou.

A mesma confiança na proteção vacinal levou Priscila Mendes, moradora do Jardim Ipanema, a passear no Shopping com os três filhos, de 14, 12 e 4 anos, em busca de mais saúde, além da diversão: “Estamos nos protegendo e aos demais também. É muito importante essa conscientização sobre a vacinação. Toda campanha eu faço questão de levar eles com as cadernetas de vacinação e acompanho tudo.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)