Aparecida realiza Dia D de vacinação neste sábado, 22, e amplia grupo de pessoas com deficiência

Por Camila Godoy

21 de maio de 2021

Por Camila Godoy

21 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

Agora pessoas com deficiência permanente sem BPC também podem se vacinar. Deficiência poderá ser comprovada por meio de mais documentos

Todos os postos de Vacinação contra a Covid-19 de Aparecida de Goiânia estarão funcionando neste sábado, 22 de maio. Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos poderão procurar sem necessidade de agendamento os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas.

Quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, deve agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas serão liberadas ainda na tarde de hoje, 21. Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas, mediante agendamento pelo aplicativo e prescrição médica.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS, comprovante de endereço de Aparecida e documento comprobatório da comorbidade, deficiência, gravidez ou puerpério.

Comprovação da deficiência

Nesse sentido, seguindo o Plano Nacional de Imunização, a Secretaria de Saúde de Aparecida ampliou o grupo de pessoas com deficiência permanente. Agora aquelas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se vacinar. Para tanto, a deficiência poderá ser comprovada por meio de outros documentos, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo Ministério da Saúde.

A partir de agora esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Comprovação da comorbidade

Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.
Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Importância do Dia D

“Nós conclamamos todos que se enquadrem nos atuais grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 que procurem um dos nossos postos de drive-thru amanhã ou que agendem a imunização pelo aplicativo. A vacina salva vidas e está disponível para vocês”, destaca a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Dia D da Influenza

Aparecida também realizará neste sábado, 22, o Dia D da vacinação contra a Influenza. Idosos e profissionais de saúde podem procurar qualquer um dos 23 postos, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. Além disso, se for profissional da saúde é necessário comprovar. Confira os locais que irá oferecer o serviço:

Centro de Saúde Papillon Park;
UBS Bairro Independência;