Aparecida realiza mutirão da vacinação contra a covid neste sábado, 04

Por Camila Godoy

3 de setembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Na segunda e terça, 6 e 7 de setembro, os postos não funcionam. Na quarta-feira, 8, quando o município recebe novas doses, as atividades serão retomadas. Cidade aplicou mais de 507 mil doses de vacina entre 1ª e 2ª doses

Amanhã, 4 de setembro, a Prefeitura de Aparecida realizará o segundo dia do Mutirão de Vacinação contra a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda cerca de 1.800 moradores para receber a primeira dose do imunizante nos 20 postos que oferecem o serviço via agendamento. Todas as vagas já foram preenchidas. A vacinação com a primeira dose também ocorrerá no drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 17 horas, sem necessidade de marcação. Basta apresentar RG, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

Além disso, a aplicação da segunda dose ocorrerá normalmente neste sábado. Para essa modalidade, não precisa de agendamento. A imunização com a dose de reforço será realizada obedecendo à data prevista no cartão de vacinação, em 8 postos: drives-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, das 8 às 17 horas, na Central de Imunização e nas UBS´s Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Andrade Reis e Jardim Florença, das 8 às 16 horas.

Na segunda e terça-feira, 6 e 7 de setembro, os postos de vacinação contra a covid-19 da cidade não estarão funcionando. As atividades serão retomadas na quarta-feira, 8 de setembro, data em o município recebe novas doses da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e assim restabelece o estoque da cidade.

Balanço

Até esta sexta-feira, 03 de setembro, Aparecida aplicou mais de 507 mil doses de vacina contra a covid. Deste total, 338.841 moradores já receberam a primeira dose. O número representa 80,16% da população adulta do município, estimada em 422.666 habitantes.

Além disso, 168.730 já receberam a dose de reforço ou foram imunizados com dose única, representando 39,92% da população com mais de 18 anos. Outros 127 idosos que vivem em abrigos receberam uma terceira dose da vacina, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Com um total de 537.691 vacinas repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, Aparecida conta hoje com um estoque de 2.496 doses para a primeira aplicação, 8.410 para a segunda aplicação e outras 222 para reforço da imunização em idosos institucionalizados.

“Aguardamos a chegada de uma nova remessa nesta quarta-feira, data programada pelo Estado para distribuir as vacinas entre os municípios. Assim, reabastecemos nosso estoque e retomamos as atividades normalmente na cidade”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.