Aparecida realiza Mutirão de Vacinação Contra a Pneumonia

Por Polliana Martins

19 de fevereiro de 2022

Por Polliana Martins

19 de fevereiro de 2022


Foto: Ênio Medeiros

Na próxima semana, de segunda-feira, 21 de fevereiro, a sábado, 26, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza o Mutirão de Vacinação Contra a Pneumonia para imunizar pessoas imunossuprimidas contra a doença, que é uma inflamação que acomete os pulmões. Nos dias estabelecidos, de segunda a sexta, um profissional da Medicina atenderá na Central de Imunização, das 13h às 18h30, sem necessidade de agendamento prévio, aos moradores de Aparecida que se enquadram nos critérios estabelecidos. No sábado esse atendimento será das 8h às 16h. Após a avaliação médica, se necessário, a pessoa já será imunizada.

Quem pode ser vacinado

A coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após avaliação médica: HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.

Renata Cordeiro ressalta que os interessados devem levar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades para ajudar na avaliação médica: “Tragam tudo o que tenham relativo à doença ou condição para auxiliar na comprovação necessária para receber as vacinas, que são a Pneumo 13 e a Pneumo 23, adequadas para esse tipo de proteção”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães ressalta a importância da iniciativa: “Infelizmente, ainda não são conhecidos todos os efeitos da ômicron e de outras variantes do novo coronavírus, mas acredita-se, com base em estudos em andamento, que a covid-19 pode ser a causa do aumento das mortes por outras doenças, como a pneumonia, principalmente em indivíduos com o sistema imunológico debilitado. Então, vamos fazer um esforço concentrado para proteger essas pessoas, que devem aproveitar essa oportunidade muito importante”.

Dados do Portal da Transparência do Registro Civil da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) divulgados neste mês de fevereiro apontam que, em todo o País, num levantamento iniciado em 2003, em janeiro de 2022 teve um aumento de mais de 70% das mortes causadas pela pneumonia, que atingiram 21.718 óbitos. Em 2021, no mesmo período, foram 12.745. Já em 2020, antes da pandemia, foram contabilizadas 15.484.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)