Aparecida realiza Mutirão de Vacinação contra Covid-19 neste sábado, 23

Por Camila Godoy

22 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Prefeitura aguarda mais de 1.200 moradores para receber a primeira dose, em 11 postos. Locais funcionam mediante agendamento. No Drive da Cidade Administrativa não é necessário marcação. Aplicação da segunda dose e dose de reforço ocorrerá em 6 postos, por livre demanda

Neste sábado, 23 de outubro, a Prefeitura de Aparecida vai realizar um novo Mutirão de Vacinação contra a Covid-19. Nesta edição, qualquer morador acima de 12 anos pode agendar a aplicação da primeira dose em 11 postos. A marcação é feita pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura: aparecida.go.gov.br. Cerca de 1.200 vagas já estão disponíveis na plataforma.

Quem decidir realizar o agendamento poderá escolher os seguintes locais para receber a Dose 1 do imunizante: Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera, Boa Esperança, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença e a Central de Imunização. As unidades funcionam das 8 às 16 horas e a Central das 8 às 17 horas.

Além disso, a população também poderá ser imunizada com a primeira dose, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa. Aos sábados o local funciona das 8 às 17 horas.

A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Segunda dose
A aplicação da segunda dose também continua neste sábado, 23. O serviço estará disponível em seis postos: drive-thrus do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades, Central de Imunização e as UBS´s dos setores Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença. Os drives e a Central funcionam das 8 às 17 horas e as UBS´s das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em Aparecida não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Moradores vacinados com a primeira dose da Pfizer e da AstraZeneca até o dia 25 de agosto já podem receber o reforço, independentemente da data prevista no cartão de vacinação para aplicação da segunda dose.

Já a aplicação da segunda dose da Coronavac continua normalmente. A administração do reforço desse imunizante se mantém seguindo a data prevista no Cartão.

Dose de reforço
No sábado, 23, a Prefeitura também segue aplicando a dose de reforço da vacina (“terceira dose”) em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

O serviço estará disponível em seis postos, sem necessidade de agendamento: drive-thrus do Aparecida Shopping e Centro de Especialidades, Central de Imunização e as UBS´s dos setores Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença. Os drives e a Central funcionam das 8 às 17 horas e as UBS´s das 8 às 16 horas.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Para os profissionais de saúde, todos aqueles que receberam a segunda dose até 15 de abril já estão aptos a receberem o reforço.

A aplicação da terceira dose ocorre mediante apresentação de documento pessoal, CPF e cartão de vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.