Aparecida realiza novo ciclo de vacinação infantil em CMEI´s da cidade

Por Camila Godoy

24 de novembro de 2022

Por Camila Godoy

24 de novembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Esquema vacinal das crianças poderá ser atualizado mediante apresentação do Cartão de Vacinação, RG ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF e termo de autorização assinado pelos responsáveis

A Secretaria de Saúde de Aparecida iniciou uma nova série de visitas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) da cidade para atualizar o cartão de vacinação de crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade. A ação começou ontem, 23 de novembro, e segue até 8 de dezembro. As visitas ocorrerão das 14 às 17h, conforme o cronograma abaixo. Todas as vacinas do calendário infantil serão ofertadas.

Os imunizantes serão aplicados mediante a apresentação do Cartão de Vacinação, RG ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Os pais ou responsáveis que não estiverem presentes no momento da imunização precisam assinar um termo de autorização para que os estudantes sejam vacinados. Nesses casos, representantes das escolas serão os responsáveis por acompanhar a imunização.

A vacinação oferecida protege as crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora, febre amarela e caxumba. A vacinação contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades também será ofertada. Para esse grupo receber o imunizante é necessário apresentar laudo médico que comprove a condição.

Juntamente com a imunização, profissionais de saúde realizarão medição de peso e altura dos estudantes que recebem Bolsa Família. A aferição é etapa obrigatória do programa social e, geralmente, ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade. Agora, com as visitas escolares, o acesso ao serviço será facilitado.

Proteção fundamental

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que ação facilita o acesso das crianças às vacinas, fortalecendo assim a imunização coletiva: “Muitas vezes, com a rotina pesada de trabalho e outros afazeres, os pais não conseguem levar os filhos em uma unidade de saúde para atualizar o Cartão de Vacinação. Com as visitas escolares fica muito mais fácil manter o esquema vacinal dos filhos em dia. É uma demonstração de cuidado por parte da Prefeitura e, a cada dose aplicada, uma demonstração de amor e responsabilidade dos pais”.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, lembra que esse é o terceiro ciclo de visitas escolares do ano promovido pela SMS para a imunização infantil: “A vacinação escolar sempre foi uma estratégia da nossa pasta para alcançar o público-alvo das campanhas nacionais e assim aumentar as nossas taxas de cobertura vacinal. Hoje, pouco mais da metade das crianças de Aparecida estão com os cartões atualizados, mesmo com todos os nossos esforços. Índices preocupantes, considerando que as taxas ideais são acima de 90%. Por isso, convoco todos os pais a aproveitaram a oportunidade”.

Envolvimento da família

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça a importância da presença dos pais ou responsáveis no momento da vacinação para melhorar o acolhimento das crianças: “Nos dias programados, nossas equipes vão visitar os CMEI´s para realizar a vacinação das crianças. Os profissionais ficarão das 14 às 17h nas escolas, justamente para facilitar a participação dos responsáveis nesse momento de cuidado com a saúde dos pequenos. Contamos com a presença de todos. Algumas crianças têm medo de agulha e se sentem mais seguras e protegidas ao lado dos pais”.

Apesar do convite, a gestora explica que aqueles que não conseguirem estar presentes poderão autorizar por escrito a vacinação. “Nesses casos, as crianças serão acompanhadas por algum representante do CMEI no ato da vacinação”, afirma. Renata Cordeiro ainda orienta os pais a deixarem os cartões de vacinação nas secretarias dos CMEIS, nos dias programados da vacinação, para facilitar o atendimento.