Aparecida realiza o teste do pezinho, essencial para os bebês, em 42 UBS´s

Por Polliana Martins

29 de setembro de 2022

Por Polliana Martins

29 de setembro de 2022


Foto: Caudivino Antunes

Exame é rápido, seguro, não precisa de agendamento prévio para ser feito e pode diagnosticar precocemente doenças graves e raras para dar mais qualidade de vida para a criança e evitar sequelas

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) alerta as mães, pais e responsáveis sobre a importância da triagem neonatal biológica, o “teste do pezinho” que deve ser feito no início da vida do bebê (O período ideal é do 3º ao 5º dia após o nascimento). O exame é realizado em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade das 8h às 17h e possibilita o diagnóstico de diversas doenças genéticas, crônicas, endócrinas, metabólicas e infecciosas como hemoglobinopatias, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística e deficiência de biotinidases.

“Quem ama, cuida. No caso do teste do pezinho, é preciso fazê-lo no começo da vida do bebê, como orientam os profissionais. Acompanho com atenção as recomendações do pessoal da Saúde para a população e peço a todos que têm recém-nascidos na família que não deixem de levar seus bebês para fazer esse exame que é simples, rápido, e garante uma proteção a mais em caso de alguma doença que pode ser tratada desde o início”, ressalta o perfeito Vilmar Mariano.

Onde fazer o teste

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães salienta que o teste do pezinho “indica doenças graves e raras que nem sempre apresentam sintomas nos bebês, e que, se não forem diagnosticadas precocemente, podem causar complicações e até mesmo sequelas irreversíveis. Orientamos a todos os responsáveis para que, caso o teste não tenha sido feito no hospital ou maternidade onde o bebê nasceu, que levem o recém-nascido após o terceiro dia de vida numa de nossas UBS’s ou no Centro de Atendimento Ambulatorial (CAA) localizado na Praça da Matriz (Setor Central) para que seja feita a testagem. ”

A coordenadora e médica da Família Gabriela Vieira frisa que “com o diagnóstico precoce possibilitado pelo teste do pezinho, os profissionais começam a acompanhar e tratar o paciente o quanto antes, melhorando a qualidade de vida da criança e evitando sequelas. É um exame que salva vidas. Em Aparecida, todas as 42 Unidades Básicas de Saúde estão de portas abertas para que as pessoas levem seus bebês recém-nascidos para a coleta do teste. Isso é indispensável. ”

Como é o exame

A chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, explica que para fazer o teste do pezinho os responsáveis devem levar os recém-nascidos na primeira semana (Preferencialmente até o 5º dia de vida) na UBS mais próxima: “Após o cadastro e o acolhimento na recepção, o exame é realizado numa sala específica por um profissional de enfermagem.

“A coleta consiste num furinho rápido no calcanhar e depois a gotinha de sangue é colocada em um papel filtro especial para o laboratório da APAE analisar. Daí o resultado pode ser visualizado em cerca de 30 dias na internet pelos responsáveis, que recebem um protocolo no ato da coleta”, indica a diretora geral da Maternidade Marlene Teixeira (MMT), Grazziely Rodrigues.

A médica Analice Doutor, da equipe da MMT, acrescenta que “se houver alguma alteração ou necessidade de repetição da coleta, o exame é repetido, e, em caso da confirmação de uma doença, o paciente será acompanhado pela equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis (GO), referência estadual para essa análise”.

Maior proteção possível

Ilma Fernandes de Oliveira, 23 anos, moradora do bairro Cidade Vera Cruz, teve a primeira filha nesta semana na MMT. No colo da mãe, a pequenina Isabela Helloá fez o teste do pezinho com a enfermeira Ângela Maria Neves. O procedimento foi rápido e cercado de muitos cuidados. “Para mim esse exame é super importante, quero para a minha filha toda a proteção que ela puder ter. A equipe aqui é muito boa, na hora do parto me ajudaram demais e foi rápido, logo eu estava com minha menininha nos braços. Vou seguir tudo o que me disserem aqui para ir para casa em segurança mostrar minha bebê para a família toda e dar muito amor para ela”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)