Aparecida realiza repescagem da vacinação contra a covid-19 para população adulta nesta sexta e sábado, 8 e 9

Por Camila Godoy

7 de outubro de 2021

Por Camila Godoy

7 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Secretaria de Saúde convoca população acima de 18 anos que ainda não procurou os postos de imunização

A Prefeitura de Aparecida irá realizar uma repescagem para vacinar pessoas com 18 anos ou mais contra a covid-19. Desde meados de setembro o município iniciou a imunização de adolescentes e agora, cerca de mês depois, realiza um novo chamamento dos moradores adultos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Nesta sexta-feira, 8, a vacinação estará disponível em oito postos da cidade e no sábado, 9, serão 11 postos via agendamento. Para este dia serão disponibilizadas mil vagas.

Os interessados em receber a primeira dose da vacina contra a covid podem procurar o drive-thru da Cidade Administrativa sem necessidade de agendamento, na sexta, das 8 às 18 horas, e no sábado das 8 às 17 horas. Para receber o imunizante basta apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço.

Na sexta-feira, 8, o serviço estará disponível ainda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, e na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

No sábado, 9, a aplicação da primeira dose ocorrerá nas UBS’s Papillon Park, Madre Germana, Bairro Ilda, Pontal Sul II, Santo André, Jardim Riviera, Boa Esperança, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença, das 8 às 16 horas, e na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, também mediante agendamento pelo “Saúde Aparecida”. Para este dia serão liberadas cerca de mil vagas, que ficarão disponíveis no aplicativo a partir das 17h da sexta-feira, 8.

“Em Aparecida, a Campanha de Vacinação contra a Covid avançou bastante e nós já podemos perceber os efeitos positivos da imunização. Contudo, essa é uma estratégia coletiva de enfrentamento ao coronavírus, na qual cada vida importa. Para nós, cada vacina aplicada é motivo de alegria e esperança. Por isso, faço um apelo aos moradores que já poderiam ter sido vacinados mas que por algum motivo ainda não procuraram os postos: vacinem-se! População adulta, aproveite esses dois dias e busquem a imunização. Vamos juntos superar essa pandemia!”, conclamou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

De acordo com o último boletim da Secretaria, até 28 de setembro, cerca de 78% da população acima de 12 anos já havia recebido ao menos a primeira dose e 42% já tinha recebido as duas doses ou dose única.

Dose de reforço

Na sexta, a aplicação da dose de reforço (Terceira dose) para a população acima de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais de saúde estará disponível em nove postos: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim. Os três primeiros funcionam das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

No sábado, 9, a aplicação do reforço ocorrerá em seis postos: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Jardim Olímpico, Cardoso e Jardim Florença. Os drives funcionam das 8 às 17 horas, a Central das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Para os profissionais de saúde, todos aqueles que receberam a segunda dose até 31 de março já estão aptos a receber o reforço.

A aplicação da terceira dose não exige agendamento, basta apresentar documento pessoal, CPF e cartão de Vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação. Para este grupo, inclusive, a Secretaria oferecerá a opção de vacinação in-loco, em locais de trabalho. Clique aqui e confira a programação de visitas às unidades para aplicação do reforço em profissionais da Saúde.

Dose 2

Na sexta, a aplicação da segunda dose de todos os tipos de imunizantes (AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) ocorrerá em nove postos: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim. Os três primeiros funcionam das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

No sábado, 9, a aplicação da dose 2 ocorrerá em seis postos: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Jardim Olímpico, Cardoso e Jardim Florença. Os drives funcionam das 8 às 17 horas, a Central das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose também não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. Nesta semana, o estoque de dose 2 da AstraZeneca havia acabado no município, mas já foi reabastecido nesta quinta.