Aparecida realiza segundo sábado de mobilização da vacinação antirrábica

Por Polliana Martins

2 de setembro de 2022

Por Polliana Martins

2 de setembro de 2022

Foto: Divulgação

Vacinação para cães e gatos se estende por cinco sábados até 24 de setembro, de forma descentralizada, em vários pontos da cidade. Ao longo da semana, também pode-se vacinar os pets na Unidade de Vigilância em Zoonoses, no Setor Pontal Sul

Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando, desde o último 27 de agosto e por cinco sábados consecutivos, a Campanha da Vacinação Antirrábica. No total, a mobilização abrange mais de 50 postos espalhados pela cidade, com funcionamento das 8h às 17h. Neste sábado, 3 de setembro, as ações serão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Madre Germana, Jardim dos Ipês, Delfiori, Anhambi, Alto Paraíso, Boa Esperança, Tiradentes e Jardim Florença, bem como na Escola Municipal São Francisco de Assis e no Colégio Estadual Dom Bosco.

Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, destaca que a raiva é um mal infeccioso agudo que pode ser transmitido de cães e gatos para os humanos através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. Ela alerta e conclama a população para que não ignore a doença, “pelo bem dos bichos e também da sociedade. Cuidar dos nossos caninos e felinos é uma demonstração de respeito e carinho por eles, bem como uma atitude responsável com a saúde pública. Programem-se, escolham a data e o local mais adequados e não percam essa oportunidade de vacinar seus bichos”.

O chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, ressalta a importância da vacinação: “Os cães e gatos contaminados podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. Isso pode ser evitado preventivamente com a vacinação, que é uma medida segura, simples e gratuita que confere proteção e mais segurança para os bichos e a comunidade onde eles vivem”.

Bichos que precisam ser vacinados

O médico veterinário João Eduardo Nicaretta, da equipe da Zoonoses, informa que a meta é vacinar mais de 72 mil animais em Aparecida. Para receber a imunização, os bichos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando: “Só não se deve vacinar animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Mas antes da aplicação, nosso pessoal avalia cada caso e orienta os tutores”.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, reforça: “Não se preocupem, que a vacina é certificada cientificamente, segura, e nossas equipes estão treinadas e disponíveis para analisar cada caso, orientar os tutores e fazer a contenção na hora da imunização com preparo e cuidado com os bichos. O que não pode acontecer é termos uma baixa cobertura vacinal. Por isso, pedimos a participação e o engajamento responsável de todos. Levem seus animais e espalhem a conscientização para seus familiares e conhecidos que têm cães e gatos”.

Confira as datas e a lista de postos de vacinação, sempre com funcionamento das 8h às 17h:

De segunda-feira a sábado existe como posto fixo a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Aparecida de Goiânia.

3 de setembro

Escola Municipal Rogério Bonifácio
Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira
Escola Municipal Cidade Vera Cruz
Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.

24 de setembro

UBS Parque das Nações
UBS Colina Azul
UBS Independência Mansões
UBS Andrade Reis
UBS Veiga Jardim
UBS Santo André
Escola Municipal Roque Inocêncio
Escola Municipal Olentino Xavier da Costa
Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo
Escola Municipal Deraldo Lisboa.
Parque da Família – Avenida Independência