Aparecida realiza segundo sábado de mobilização da vacinação antirrábica

Por Polliana Martins

2 de setembro de 2022

Por Polliana Martins

2 de setembro de 2022


Foto: Divulgação

Vacinação para cães e gatos se estende por cinco sábados até 24 de setembro, de forma descentralizada, em vários pontos da cidade. Ao longo da semana, também pode-se vacinar os pets na Unidade de Vigilância em Zoonoses, no Setor Pontal Sul

Para ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos e facilitar o acesso da população aos serviços, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando, desde o último 27 de agosto e por cinco sábados consecutivos, a Campanha da Vacinação Antirrábica. No total, a mobilização abrange mais de 50 postos espalhados pela cidade, com funcionamento das 8h às 17h. Neste sábado, 3 de setembro, as ações serão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Madre Germana, Jardim dos Ipês, Delfiori, Anhambi, Alto Paraíso, Boa Esperança, Tiradentes e Jardim Florença, bem como na Escola Municipal São Francisco de Assis e no Colégio Estadual Dom Bosco.

Além disso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, destaca que a raiva é um mal infeccioso agudo que pode ser transmitido de cães e gatos para os humanos através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. Ela alerta e conclama a população para que não ignore a doença, “pelo bem dos bichos e também da sociedade. Cuidar dos nossos caninos e felinos é uma demonstração de respeito e carinho por eles, bem como uma atitude responsável com a saúde pública. Programem-se, escolham a data e o local mais adequados e não percam essa oportunidade de vacinar seus bichos”.

O chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, ressalta a importância da vacinação: “Os cães e gatos contaminados podem vir a óbito em até uma semana após apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. Isso pode ser evitado preventivamente com a vacinação, que é uma medida segura, simples e gratuita que confere proteção e mais segurança para os bichos e a comunidade onde eles vivem”.

Bichos que precisam ser vacinados

O médico veterinário João Eduardo Nicaretta, da equipe da Zoonoses, informa que a meta é vacinar mais de 72 mil animais em Aparecida. Para receber a imunização, os bichos têm que ter mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando: “Só não se deve vacinar animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Mas antes da aplicação, nosso pessoal avalia cada caso e orienta os tutores”.

A diretora da Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, reforça: “Não se preocupem, que a vacina é certificada cientificamente, segura, e nossas equipes estão treinadas e disponíveis para analisar cada caso, orientar os tutores e fazer a contenção na hora da imunização com preparo e cuidado com os bichos. O que não pode acontecer é termos uma baixa cobertura vacinal. Por isso, pedimos a participação e o engajamento responsável de todos. Levem seus animais e espalhem a conscientização para seus familiares e conhecidos que têm cães e gatos”.

Confira as datas e a lista de postos de vacinação, sempre com funcionamento das 8h às 17h:

De segunda-feira a sábado existe como posto fixo a Unidade de Vigilância de Zoonoses de Aparecida de Goiânia.

3 de setembro

UBS Madre Germana
UBS Jardim dos Ipês
UBS Delfiori
UBS Anhambi
UBS Alto Paraíso
UBS Boa Esperança
UBS Tiradentes
UBS Jardim Florença
Escola Municipal São Francisco de Assis
Colégio Estadual Dom Bosco

10 de setembro

UBS Garavelo Park
UBS Caraíbas
UBS Bandeirantes.
Escola Municipal Vilmar G. da Silva
Colégio Estadual Buriti Sereno Garden
Escola Evangélica Maranata
Escola Municipal Levina M.V. de Oliveira
Escola Estadual Simino R. de Siqueira
Escola Municipal Amélia Cândida Brasil
Escola Municipal Ari Caetano da Costa

17 de setembro

UBS Cândido de Queiroz
UBS Papilon Park
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Ilda
Cais Nova Era
Escola Municipal Rogério Bonifácio
Escola Municipal Giomar Rosa de Oliveira
Escola Municipal Cidade Vera Cruz
Colégio Estadual Professor Gervásio S. Dourado.

24 de setembro

UBS Parque das Nações
UBS Colina Azul
UBS Independência Mansões
UBS Andrade Reis
UBS Veiga Jardim
UBS Santo André
Escola Municipal Roque Inocêncio
Escola Municipal Olentino Xavier da Costa
Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo
Escola Municipal Deraldo Lisboa.
Parque da Família – Avenida Independência

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)