Aparecida realiza três dias da “Blitz: Parada da Vacina” contra a covid-19 em dois shopping centers

Por Polliana Martins

15 de dezembro de 2021

Por Polliana Martins

15 de dezembro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Com 38 postos de imunização sem necessidade de agendamento prévio em pleno funcionamento, a Secretaria de Saúde reforça a cobertura vacinal buscando faltosos e verificando cartões de vacinação em dois shoppings da cidade

Com foco no acesso amplo para a população em toda a cidade, a vacinação contra a Covid-19 em Aparecida ganha uma nova frente de imunização a partir de amanhã, quinta-feira, 16 de dezembro, até o sábado, 18. É a “Blitz: Parada da Vacina”, estratégia que mobilizará profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) nos shoppings Aparecida (Avenida Independência, Setor Serra Dourada) e Buriti (Avenida Rio Verde, Vila São Tomaz) na busca por pessoas que ainda não se vacinaram ou que estão com o esquema vacinal incompleto.

Durante os três dias, das 11h às 21h, as equipes vão abordar a população nas entradas dos shoppings, e, com o uso de celulares e tablets para fazer consultas no sistema para quem não estiver com o cartão de vacinação, buscarão pessoas com mais de 12 anos de idade que ainda não se vacinaram ou que precisam da atualização vacinal. Todas as doses estarão disponíveis (1ª, 2ª e 3ª de todos os imunizantes), com exceção do reforço da Janssen, aplicado exclusivamente na Central de Imunização e no drive da Cidade Administrativa).

Além da abordagem nas entradas dos shoppings, os profissionais vão esclarecer dúvidas das pessoas e farão as vacinações na Loja Centenário, no Piso 2 do Aparecida Shopping, e no Espaço Interativo no corredor da Kalunga no Piso 1 do Buriti Shopping.

Prevenção e vacinação para salvar vidas

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães ressalta a importância das medidas preventivas e da vacinação contra a covid-19: “A pandemia não acabou e há variantes circulando e sofrendo mutações, o que é natural no comportamento dos vírus, mas que nos deixa em alerta para protegermos a população. Todas as pessoas devem continuar usando as máscaras corretamente, tapando o nariz e a boca, ventilar os ambientes, higienizar as mãos e fazer o distanciamento social sempre que possível”.

Ele enfatiza, categoricamente, que “é preciso se vacinar! Quem ainda não se vacinou precisa fazê-lo rapidamente e quem está na hora de completar o esquema vacinal, seja com a segunda dose ou o reforço, deve fazê-lo o quanto antes. A vacinação é comprovadamente fundamental, está salvando vidas no mundo inteiro, todos os imunizantes aplicados são seguros e quanto mais gente vacinada maior será a proteção para toda a comunidade. Cada um deve fazer a sua parte, vacinando-se e cuidando-se, e conversando com familiares, amigos e colegas de trabalho sobre o assunto. Contribua para a conscientização”.

Estratégia de ampla vacinação

“Vamos ampliar ainda mais nossas atividades de imunização contra a covid-19 vacinando não apenas os visitantes desses shoppings, que estão mais cheios de gente de todas as idades devido às compras de fim-de-ano, mas também os trabalhadores desses centros comerciais. Fomos até as residências dos acamados, a locais mais distantes, a comunidades e empresas, enfim, levamos a vacina até onde o povo está e vamos ampliando e criando novas estratégias”, afirma a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Proteção em 38 postos

Além da Blitz nos shoppings, a vacinação contra a covid-19 continua na cidade em 38 salas de imunização sem necessidade de agendamento prévio: 36 delas em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), de segunda a sexta-feira, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela, de segunda a sábado. A dose de reforço da Janssen é aplicada somente na Central de Imunização e no drive da Cidade Administrativa.

Primeira dose

Em Aparecida, qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Segunda dose

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Terceira dose

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose da vacina (Coronovac, AstraZeneca ou Pfizer) contra a covid há cinco meses pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação do documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Onde se vacinar

Os moradores podem procurar a vacinação contra a covid nas seguintes UBS’s abaixo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Já a Central de Imunização e o drive da Cidade Administrativa funcionam de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8 às 12 horas.

UBS Alto Paraíso
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Expansul
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Boa Esperança
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Tiradentes
UBS Madre Germana
UBS Nova Olinda
UBS Papillon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul II
UBS Residencial Anhambi
UBS Residencial Garavelo Park
UBS Retiro do Bosque
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim
UBS Vila Delfiore

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)