Aparecida realiza Vacinação contra a Pneumonia para pessoas com comorbidades nesta quarta, 09

Por Camila Godoy

7 de novembro de 2022

Por Camila Godoy

7 de novembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Interessados vão passar por avaliação médica na Central de Imunização e, se necessário, a pessoa já sai do local imunizada

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) vai realizar um Mutirão de Vacinação contra a Pneumonia para pessoas com comorbidades. A força-tarefa ocorrerá nesta quarta-feira, 09 de novembro, das 8 às 18h, na Central de Imunização. Durante todo o dia, um médico estará no local para avaliar os pacientes interessados na vacina. É importante apresentar receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades. Após a consulta, se necessário, a pessoa já será imunizada. 

“Geralmente, para ter acesso à vacina pneumo 23, que protege contra a pneumonia, inflamação que acomete os pulmões, o paciente precisa solicitar administrativamente a imunização, que é destinada exclusivamente para um grupo de pessoas com certas comorbidades. Mas, no mutirão, vamos facilitar o acesso e acelerar os procedimentos. Um médico estará a postos e já vai avaliar os interessados de imediato”, explica o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães. 

Quem pode ser vacinado

A superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro, informa que apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após avaliação médica: *HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.*

O que levar

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, ressalta que os interessados devem apresentar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades para ajudar na avaliação médica: “Tragam tudo o que tenham relativo à doença ou condição para auxiliar na comprovação necessária e assim já receber a vacina Pneumo 23. Vamos fazer um esforço concentrado para proteger essas pessoas, que devem aproveitar a oportunidade”.

Pneumo 23

A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. A imunização se dá por meio da aplicação de duas doses, sendo o intervalo entre elas de cinco anos. Todos que participarem do mutirão terão o reforço garantido. A Pneumo 23 está disponível gratuitamente na rede municipal e é indicada para pacientes com condições específicas. A aplicação deve ser prescrita por um médico e o paciente deve procurar a Central de Imunização para ser vacinado.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)