Aparecida receberá evento nacional de conscientização sobre a endometriose

Por Allan David

26 de janeiro de 2023

Por Allan David

26 de janeiro de 2023


Foto: Wigor Vieira

Programação, que é gratuita, ocorrerá nos dias 10 e 11 de março no Anfiteatro Municipal, com apoio da Prefeitura de Aparecida

Aparecida sediará nos próximos dias 10 e 11 de março o evento gratuito SBE e Elas, que busca conscientizar, orientar e prestar assistência médica às mulheres diagnosticadas com endometriose. De iniciativa da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), a programação ocorrerá no Anfiteatro Municipal, com apoio da Prefeitura de Aparecida.

O prefeito Vilmar Mariano confirmou nesta quinta-feira (26) o apoio ao evento. Ele determinou a disponibilização gratuita do espaço para realização do SBE e Elas e suporte tecnológico para transmissão ao vivo da programação.

“Será uma oportunidade para tratarmos com mais carinho essa complexidade envolvendo a endometriose. É uma ocasião importante para trazer esse esclarecimento às mulheres que sofrem com essa doença”, comentou Vilmar.

A Prefeitura de Aparecida apoiará o evento também com a expertise de profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, que está preparando uma programação especial para o mês da mulher. As ações serão alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Servidora da Prefeitura de Aparecida, Sheyla Lima é representante da Sociedade Brasileira de Endometriose na cidade. Ela explicou hoje ao prefeito Vilmar Mariano que a SBE avalizou a escolha de Aparecida como sede do evento porque o município é referência em saúde pública em Goiás e no Brasil.

Sheyla contou que ela própria sofreu por quase 15 anos sem ter o tratamento adequado para endometriose. Porém, sua qualidade de vida melhorou exponencialmente quando entendeu a forma correta de lidar com a doença. Essa transformação no dia a dia de Sheyla agora a motiva a ajudar outras portadoras de endometriose.

“Esse evento vai ajudar no diagnóstico, orientando também sobre as causas, sintomas e tratamento, e a quem procurar, porque muitas mulheres não sabem a qual especialista recorrer nesse caso”, informou Sheyla.

O evento SBE e Elas será realizado nos dias 10 e 11 de março simultaneamente em Aparecida e em outras grandes cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e Ceará. Mais informações sobre inscrição e participação no evento serão divulgadas em breve.

Sobre a endometriose

A endometriose é uma alteração no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), ao invés de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários e na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar, provocando sangramento. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas.

Estudos científicos apontam que uma em cada dez mulheres no Brasil sofre com os sintomas da endometriose. A doença se manifesta de forma silenciosa e dolorosa, ocasionando sérias dificuldades se não for diagnosticada e tratada.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)