Aparecida troca experiências administrativas com Joinville

Por Rodrigo Augusto

11 de janeiro de 2023

Por Rodrigo Augusto

11 de janeiro de 2023

Aparecida de Goiânia
Foto: Jhonney Macena e Claudivino Antunes

Com crescimento populacional, econômico e administrativo expressivo registrado nas últimas décadas, Aparecida de Goiânia chama atenção de outras cidades brasileiras. Gestores de outros municípios enxergam a cidade como vitrine em busca de ferramentas que otimizam a administração pública.

Na manhã desta quarta-feira,11, uma comitiva de secretários municipais de Joinville – SC visitou Aparecida justamente para conhecer ferramentas de gestão implantadas na cidade que melhoram a qualidade dos serviços públicos.

O prefeito Vilmar Mariano e alguns secretários aparecidenses recepcionaram o grupo na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Durante o encontro, o secretário da Fazenda de Aparecida, André Luis Rosa, apresentou aos visitantes um resumo com as características gerais de Aparecida de Goiânia e realizou ainda uma exposição com linha ascendente dos índices de desenvolvimento.

Secretários de Joiville visitaram as instalações do Centro Integrado de Tecnologia (CIT) onde é feito o videomonitoramento da cidade (Foto: Jhonney Macena)

Um dos fatores que chamou atenção dos joivilenses foi o processo de pavimentação da cidade. No início da década de 1990 raras avenidas principais eram asfaltadas. Hoje, 74% das ruas são pavimentadas. O Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 110% entre 2011 e 2020, também causou impressão satisfatória.

“Estamos trocando experiência com os secretários de Joinville, trazendo boas novas para nossa cidade e também mostrando o que temos de bom. Aparecida é uma cidade próspera bem como Joinville, e estamos fazendo intercâmbio com cidades referências para que possamos tornar nossa cidade ainda mais prospera e melhorando a vida da nossa população”, disse o prefeito Vilmar Mariano que estava acompanhado do ex-prefeito Gustavo Mendanha, do deputado estadual eleito, Veter Martins, do Procurador-Geral do Município, Fábio Camargo e do secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.

HMAP

A Administração do Hospital Municipal Iris Rezende (HMAP), que é administrado pela Sociedade Israelita Albert Einstein, foi o assunto mais comentado durante a reunião. Em Joinville, a administração municipal é responsável pela gestão do Hospital São José que possui características semelhantes com a unidade de saúde referência de Aparecida.

Comitiva catarinense durante visita ao HMAP (Foto: Claudivino Antunes)

Os secretários de saúde, Andrei Popovski; o de administração e planejamento, Ricardo Mafra; o da fazenda, Flávio Alves e o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege , questionaram os anfitriões sobre as ferramentas de gestão utilizadas com objetivo de baixar custos operacionais sem que a qualidade do serviço seja afetada.

O secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, detalhou que o município investiu em cursos e consultorias de capacitação, inclusive, adotando programas utilizados em unidades de saúde que são referência para o Brasil e o Mundo.

Aparecida de Goiânia Hmap
Secretários de Joinville visitaram as alas de pediatria , UTI , refeitórios , recepção e outras unidades do HMAP (Foto: Claudivino Antunes)

Uso de tecnologia com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população também foi destacado como fundamental para o sucesso da administração. Os visitantes conheceram de maneira geral o projeto Cidade Inteligente.

“O município de Joinville e o município de Aparecida de Goiânia são de porte semelhante. Para nós é muito importante fazer essa troca de experiência e conhecimento. Na área da saúde, Aparecida tem algumas propostas interessantes no tocante ao modelo de gestão do hospital da cidade. Buscamos soluções para que os dois municípios possam avançar de forma conjunta”, destacou o secretário de saúde de Joinville, Andrei Popovski ao final da reunião.

Após o encontro no gabinete do prefeito Vilmar Mariano, os secretários catarinenses visitaram as instalações do HMAP onde conheceram melhor o modelo de gestão implantado. A visita da comitiva foi guiada pelo diretor da unidade, Felipe Piza e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães. Os visitantes elogiaram a estrutura física , equipamentos e metodologia de trabalho adotada na unidade de saúde.

Aparecida de Goiânia HMAP
Visitantes elogiaram a estrutura física e também gestão do HMAP (Foto: Claudivino Antunes)