Aparecida retoma aplicação da 1ª dose em idosos acima de 60 anos nos drive-thrus nesta sexta-feira, 30

29 de abril de 2021

_Atendimento será das 8h às 18h nos postos da Cidade Administrativa e Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Aplicação da primeira dose nas UBS´s continua por agendamento_

Com a chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Aparecida retoma nesta sexta-feira, 30 de abril, a vacinação em idosos acima de 60 anos. A vacinação estará disponível nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança das 8h às 18h. No sábado, 1⁰, os drives funcionam das 8h às 17h. Para receber o imunizante nesses postos não é necessário agendar. Basta ir ao local com documento de identidade, comprovante de endereço de Aparecida e CPF ou cartão SUS. Ao todo, o município recebeu 12,5 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford para 1ª aplicação e 3,2 mil doses de Coronavac/Butantan para 2ª aplicação.

As doses para primeira aplicação haviam esgotado no município para aplicação nos drives, tendo reservadas em estoque, vacinas para idosos e profissionais de saúde já agendados, além da vacinação dos agentes das forças de segurança in loco.  “Já aplicamos mais de 83 mil doses em nossos grupos prioritários, entre idosos, profissionais de saúde e das forças de segurança. E com a chegada desta nova remessa de imunizantes, nossa expectativa é finalizar a faixa etária dos idosos e iniciar a vacinação no grupo prioritário de comorbidades. Aparecida está pronta e determinada a imunizar o máximo possível de pessoas”, destacou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro. Das 83.032 doses aplicadas de janeiro a 28 de abril de 2021, 54.297 foram de primeira dose e 28.735 de segunda dose.

Para as pessoas dos grupos prioritários que não possuem carro ou outro veículo de locomoção, podem agendar a vacinação em uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) que ficam nos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Para agendar basta acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” ou acessar o link da ferramenta disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas serão ofertadas na plataforma ainda nesta sexta-feira. Feito isso, no dia e horário marcado para a vacinação, o idoso precisa levar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e o cartão de vacinação.

Do total de doses recebidas neste novo envio do Ministério da Saúde por meio do Governo do Estado para primeira aplicação, 30% serão destinadas para os profissionais de saúde e 5% para imunização das forças de segurança. Os profissionais de saúde precisam agendar o atendimento também pelo aplicativo Saúde Aparecida, ser residente no município e comprovar a atuação na área por documentação. No caso das forças de segurança, a aplicação ocorrerá in loco, nos locais de trabalho dos profissionais conforme cronograma da SMS.

A vacinação de idosos acamados acima de 60 anos também continua. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (62) 3545-5868.

Dose 2

Aparecida recebeu ainda 3,2 mil doses de Coronavac/Butantan para a segunda aplicação. A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Vacina Conta a Fome

A campanha Vacina Contra Fome, que iniciou no dia 05 de abril para ajudar as famílias de baixa renda, continua a todo vapor. O objetivo da ação beneficente é que, por vontade própria, a população doe alimentos não perecíveis no momento da imunização contra a Covid-19 nos drive-thrus de vacinação da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e do estacionamento do Aparecida Shopping.

Idealizadora da campanha, a Prefeitura de Aparecida esclarece que a entrega dos donativos é voluntária. Portanto, levando ou não alimentos, a pessoa que faz parte do grupo prioritário receberá a vacina contra Covid. Para recebimento das doações, foram instalados contêineres nos dois drive-thrus. Podem ser doados alimentos não perecíveis em unidades avulsas ou a cesta básica completa.

O horário para entrega das doações no drive-thru da Cidade Administrativa (que aplica a 1ª dose) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No drive do Aparecida Shopping (reservado para a 2ª dose), os alimentos não perecíveis podem ser entregues também de segunda a sexta, das 8h às 18h. São os mesmos horários da vacinação.