Aparecida retoma atendimento do drive de testagem na Cidade Administrativa

Por Camila Godoy

26 de janeiro de 2022

Por Camila Godoy

26 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Exame será realizado mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”

Aparecida avança mais uma vez na estratégia de testagem em massa para monitorar o avanço da Covid-19 no município. Nesta quarta-feira, 26, a testagem com o exame RT-PCR começou a ser realizada no drive da Cidade Administrativa Maguito Vilela, localizado na região Central. Assim como nos outros dois drives da cidade, o exame será feito apenas mediante agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Pessoas com sintomas de covid ou que tenham tido contato com caso confirmado da doença já podem agendar o teste no novo local. O drive da Cidade Administrativa tem capacidade para realizar 800 testes por dia.

A testagem em massa com RT-PCR, que é considerado por especialistas como o padrão ouro para diagnóstico da covid, é uma das principais estratégias da Prefeitura de Aparecida no enfrentamento à pandemia. Desde 2020, o município já realizou 449.136 exames desse tipo.  Aparecida tem capacidade de fazer entre 2500 e 3000 testes RT-PCR por dia, considerando todos os postos de testagem.

“Em abril de 2020, percebendo as dificuldades do estado em ofertar testes RT-PCR para diagnóstico da covid, determinei a contratação de um laboratório da nossa cidade para oferecer esse serviço à população de Aparecida. Assim, passamos de 15 testes por semana para mais de 300. Conforme a necessidade aumentava, ampliamos a oferta. Hoje, temos capacidade para fazer cerca de 2,5 mil testes por dia. Um pilar essencial para que possamos conhecer a real situação da pandemia, monitorar os doentes e salvar vidas”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que a demanda por testes aumentou em janeiro deste ano e que por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está retomando a oferta de exames RT-PCR no drive da Cidade Administrativa: “Na primeira semana de janeiro realizamos 6.005 testes RT-PCR. Na segunda semana, como a demanda aumentou, o número saltou para 9.349 e na última semana fizemos 15.303, uma média de mais de dois mil por dia. É um número bastante alto e que exige mais infraestrutura da nossa pasta”.

Foto: Enio Medeiros

Jordana de Andrade, moradora do setor Vila Brasília, conta que escolheu o drive da Cidade administrativa pela agilidade no atendimento. “Já fiz aqui outras vezes, e a gente tem confiança nos resultados”, comenta. Elias Gomes Pinheiro, que mora no Setor Serra Dourada 3, também conta que o drive-thru perto de casa ajuda muito na hora de fazer o teste: “É mais tranquilo e facilita pra gente”.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, lembra que até o último sábado, 22, o drive da Cidade Administrativa estava ofertando vacinação, mas como a imunização contra a covid-19 já está disponível em 36 postos da cidade, a SMS fez o remanejamento. “Continuamos com a vacinação em 35 UBS’s e na Central de Imunização, localizada no Centro de Aparecida. Esses locais acomodaram a demanda que existia no drive. Percebemos que após a vacinação contra a Covid ser ampliada para todas as salas de Imunização da cidade, a procura pelo serviço no drive-thru diminuiu. Por outro lado, a demanda por testagem aumentou e então, a partir de hoje, o local passa a ser posto de coleta de RT-PCR”.

Foto: Enio Medeiros

Como fazer o teste

Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em dez postos espalhados pela cidade, sendo 7 UBS’s e três drive-thrus. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

O exame padrão ouro está disponível, de segunda a sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS. Ao todo, Aparecida já realizou 445.900 testes padrão ouro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)