Aparecida se prepara para estação chuvosa com recuperação de galerias pluviais

Por Thiago Oliveira

27 de setembro de 2022

Por Thiago Oliveira

27 de setembro de 2022


Foto: Caudivino Antunes

Ações visam a melhora do escoamento pluvial para evitar alagamentos e outros transtornos

A Prefeitura de Aparecida segue atuando na melhoria do escoamento pluvial da cidade. Na manhã desta terça-feira, 27, a equipe da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida (Seinfra) esteve no Setor Santo André para fazer a manutenção de um poço de visitas (PV), caixa auxiliar feita para realizar a manutenção interna da rede pluvial.

A obra contempla a reestruturação da rede que escoa a água do bairro para o córrego que, após uma erosão, foi obstruída com a terra. Durante a manutenção, as equipes da Seinfra trabalham para sanar o problema e garantir que ele não ocorra novamente, por meio de técnicas de solidificação do solo.

“Neste caso nós recuperamos a galeria e drenamos o solo que acumulou água da chuva. Feito isso, nós levantamos as paredes do poço de visitas, compactamos o piso e colocamos uma camada de brita para aumentar a resistência da estrutura”, explica o encarregado da obra, Emanuel Inácio.

Segundo ele, o período de chuvas que se inicia é o momento em que a Secretaria de Infraestrutura concentra seus esforços para garantir o escoamento da água e evitar alagamento e outros transtornos. Por semana, Aparecida recupera cerca de 40 galerias na cidade.

Só este ano já foram realizadas mais de 2.000 manutenções nas galerias da cidade. Além da melhora da estrutura, a Seinfra atua também na limpeza dos canais de escoamento. Durante o ano, lixo e entulhos se amontoam nas galerias, o que exige trabalho redobrado para fazer a limpeza e garantir o melhor funcionamento da rede pluvial.

“Os PVs, as galerias e as bocas de lobo são fundamentais para o perfeito funcionamento do escoamento das águas pluviais. Por isso é importante garantir seu perfeito funcionamento, com a limpeza e manutenção feita pela nossa equipe”, explica o diretor de obras da Seinfra, Cesar Augusto.

Solicitação de limpeza

Diariamente as equipes de infraestrutura trabalham para desobstrução e limpeza de bocas de lobo em vários pontos de Aparecida. Para solicitar manutenção e limpeza de bocas de lobo, reparo em bueiros e galerias pluviais, é só acionar as equipes pelos telefones 3545-5902 ou 3545-5834.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)