Aparecida se prepara para receber mais um polo industrial

Por Ruslayra Peixoto

12 de julho de 2018

Por Ruslayra Peixoto

12 de julho de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia tem ganhado destaque no setor industrial e econômico. No ano passado, foi a segunda cidade no país que mais gerou empregos formais. Isso se deve ao grande número de empresas que têm se fixado na cidade nos últimos anos, tanto que nove anos atrás, o município contava com cerca de cinco mil empresas ativas e hoje Aparecida conta com mais de 40 mil, o que gera mais empregos para a sociedade, ampliando o desenvolvimento da cidade.

Com a vocação industrial consolidada, o município se prepara para ganhar mais um polo industrial destinado à empresas e indústrias. O projeto do Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira (CEM), que tem área total de mais de 2 milhões de metros quadrados, equivalente a mais de 150 campos de futebol começa a tomar forma com a realização da primeira audiência pública nesta quinta-feira, 12, na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) para tratar do impacto ambiental do empreendimento.

Durante a audiência, o representante da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e assuntos Metropolitanos (SECIMA), Marcio Alves, informou que o empreendimento terá aproximadamente 316 lotes e uma área de quase 70 mil metros quadrados que reunirá mall, hotel e truckcenter e que os projetos voltados para o complexo irão gerar o menor impacto ambiental possível.

“De acordo com o que prevê o estudo de impacto ambiental, o complexo terá iluminação em LED, utilização de energia solar, coleta seletiva de resíduos, envio de recicláveis às cooperativas, reaproveitamento de águas de reuso, calçadas permeáveis, reparação de áreas degradas e plantio de mudas nativas. Além disso, teremos uma área verde de 105,2 mil m². Gerando assim o mínimo impacto possível”, garantiu Mário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas esteve na audiência representando o Prefeito Gustavo Mendanha e ressaltou a importância desse empreendimento para a cidade. “Aparecida é uma cidade industrial e hoje contamos com cinco polos que abrigam milhares de indústrias e empresas que viram na cidade, a oportunidade de bons negócios. E com a chegada do Complexo Empresarial Metropolitano, mais empregos serão gerados, seremos uma cidade ainda mais industrializada o que proporcionará um novo salto na área de investimento, fazendo o município crescer e se modernizar cada dia mais”.

Lançamento – O Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira foi lançado em março deste ano em evento que contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha. A previsão é de as obras sejam iniciadas em setembro e já gerem mais de 400 novos postos de trabalho direta e indiretamente. A entrega do empreendimento está prevista para o final de 2020. “Com o complexo em pleno funcionamento teremos uma geração de 12 mil empregos diretos e 25 mil indiretos, gerando mais renda e melhorando a qualidade de vida da população”, pontuou prefeito na ocasião do lançamento.

Social – Focando também no lado social e de inclusão, o projeto do Completo Empresarial Metropolitano tem também em seu planejamento, adotar programas de inserção social de reeducandos do Sistema Prisional de Goiás e suas famílias. Incentivando com isso a educação e ampliando o acesso ao emprego dessa parcela da população. Esta ação se dará por meio de convênios com as empresas que serão instaladas no empreendimento.